Navegação por tópicos
Publicidade
O Bebê
Nesta semana, embora seu bebê ainda pareça um peixinho de aproximadamente 28 a 35 mm de comprimento e 4 a 5 gramas de peso (peso de dois clipes de papel), seus órgãos genitais, as articulações principais dos ombros, dos cotovelos, da bacia e dos joelhos já são visíveis e os órgãos internos já estão em seus devidos lugares. Além disso, a coluna vertebral ganha suaves movimentos e a língua, a laringe e a tireoide começam a se forma.
O fígado causa uma proeminência ventral no abdome. Em embriões femininos o clitóris está começando a se formar. O pênis se desenvolverá a partir dos mesmos tecidos, apesar de ainda ser difícil de reconhecer os genitais externos. Os membros superiores e inferiores estão bem desenvolvidos. Os dedos das mãos se tornam mais longos e os dos pés se separam e tornam-se distintos. Uma fina membrana de células achatadas, a precursora da pele, substitui o fino ectoderma do embrião. No final desta semana, o embrião pesa cerca de 2,0 g.
Nesse último estágio de desenvolvimento embrionário, todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes. Os principais sistemas estão integrados e formados. Ao término dessa fase o embrião aumentou o peso cerca de 50 vezes.
A futura mamãe
O mal estar matinal começa a melhorar para algumas mães. Para outras mulheres pode até piorar. Há quem diga que quando o bebê é do sexo feminino há chance de ter mais vômitos do que o normal. Isso pode ser verdade, em parte, pois os níveis de beta-hCG são mais elevados nesses casos.
Nesta semana vamos nos queixar de mau humor e a face pode ficar mais ruborizada devido ao aumento dos hormônios (progesterona). Palpitações podem acontecer, mas são transitórias. Seu volume de sangue aumentará cerca de 40-50% durante a gestação. Como resultado, você vai notar com mais facilidade as veias, especialmente, em sua barriga, mamas e pernas.
Com as mudanças fisiológicas que ocorrem na gravidez algumas pacientes poderão ter predisposição a uma infecção fúngica chamada candidíase. Se você está com um corrimento branco e grumoso, com bastante coceira converse com seu médico pois pode ser isso.
Ganho de Peso: A quantidade de peso que uma gestante ganha varia de mulher para mulher e de gravidez para gravidez na mesma mulher. Vamos fornecer alguma orientação aqui, mas tenha em mente que os números não contam tanto quanto o alimento que você ingere. Se você consome alimentos nutritivos em quantidades adequadas, estará se alimentando bem para você e seu bebê. Se você ganha mais peso que o recomendado, mas consome alimentos saudáveis, há grande chance de seu peso logo voltar ao normal após o parto. Lembre-se: não faça dieta durante a gravidez, a menos que seu médico recomende.
<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Publicidade