20ª Semana

O Bebê Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido. Cabelos do couro cabeludo começam a se formar.

Dr Rafael Bruns

Autor:

leitura 3min

atualização

Navegação por tópicos

Publicidade

Feto de 20 semanas

O Bebê

Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, denominados de “lanugo”, aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar. O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.

As células nervosas dos sentidos estão sendo desenvolvidas nessa fase; as complexas conexões exigidas para o desenvolvimento da memória e do raciocínio estão em formação. O bebê já mede em média 24 cm e pesa cerca de 300 a 370 g.

Eventualmente você pode perceber alguns movimentos ritmados do bebê, não se preocupe, esses movimentos podem ser apenas soluços. Os soluços são bastante comuns e não passam de um sinal de que o bebê está se desenvolvendo, você não precisa ficar preocupada com isso.

20ª semana

No fim do segundo trimestre as consultas passam de mensais para quinzenais, sempre com o mesmo cuidado. A saúde da mãe e do bebê devem ser avaliados em cada visita.

Nesta semana seu obstetra irá solicitar o ultrassom morfológico. Este ultrassom é um exame que permite avaliar em detalhe a anatomia interna e externa do bebê. A via de acesso é via transabdominal, mas se for necessário poderá ser complementado com o exame transvaginal (para avaliar o colo uterino ou alguma estrutura que não foi visualizada pela via abdominal). Além destes exames de ultrassom serão solicitados outros exames da segunda rotina de pré-natal.

 

A futura mamãe

O útero está no nível da cicatriz umbilical e sua barriga começa a aparecer. Você pode estar com a região do umbigo muito sensível porque o útero a está pressionando, veja nosso posto explicando a causa dessa dor no umbigo. Os movimentos do bebê são mais perceptíveis e mais fortes agora.

<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Visualizações: 16739

Publicidade