Navegação por tópicos
Publicidade
O Bebê
Seu bebê está crescendo e se desenvolvendo a uma velocidade incrível. As sobrancelhas e os cílios agora estão presentes e os cabelos estão mais espessos. As pálpebras se abrem e os olhos estão completamente formados. O corpo está mais rechonchudo. Pesa em torno de 1000-1300 gramas, mede cerca de 35 cm da cabeça aos pés. O tônus muscular está melhorando gradualmente. Os pulmões já são capazes de praticar a respiração mas se o bebê nasce agora ainda teria muita dificuldade para respirar. Tente falar bastante com ele pois já é capaz de reconhecer a sua voz.
Os bebês demonstram com freqüência movimentos de treinamento da respiração, contraindo e expandindo o diafragma, o que pode ser percebido ao ultrassom. Porém não existe troca gasosa a nível pulmonar, sendo que durante toda a gestação o oxigênio necessário para o bebê é proveniente da placenta.
Se você estiver grávida de gêmeos possivelmente eles não irão mais mudar de posição. Caso você esteja planejando parto normal de gêmeos é importante conversar com seu obstetra sobre os riscos e verificar a possibilidade do parto vaginal.
A futura mamãe
Nesse período você pode começar a sentir cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes, indigestão ou empachamento após a alimentação, ressecamento da pele, inchaço, azia, etc. Seu útero está cerca de 4 dedos acima do umbigo. Se você ainda não fez um teste de tolerância à glicose para saber se é portadora de diabetes gestacional, seu médico poderá pedi-lo nesta semana.
Durante as consultas do pré-natal, seu médico vai checar a altura uterina, seu peso, pressão arterial, análise da urina (para pesquisa de infecção sem sintomas, açúcar e proteínas). Se alguma situação de alto risco é detectada (pré-eclâmpsia ou hipertensão induzida pela gravidez, diabetes gestacional, placenta prévia, Infecção Urinária, etc.), seu médico precisará de visitas mais frequentes para melhor acompanhamento da sua saúde e do bem estar do bebê.
Se você está considerando um parto normal e gostaria que ele fosse acompanhado por uma doula, você deve conversar com o seu obstetra sobre isso. Possivelmente ele poderá indicar alguma profissional com quem ele já está habituado a trabalhar. Se você ainda não sabe o que é uma doula e qual a sua função no trabalho de parto e parto veja nosso post sobre o papel da doula na assistência a gestante.
O futuro papai
Vamos celebrar o trimestre final. Esteja envolvido com esse final de gestação e dê o máximo de sua atenção para ela. Agora ela precisa mais do que nunca.
<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Vídeo: Vida no Ventre – 28 semanas
Publicidade