Navegação por tópicos
Publicidade
O Bebê
Seu bebê está muito atento ao ambiente em que se encontra e já sente a presença da luz. Apesar de pensarmos que o útero é um lugar escuro, na verdade ele não é. Dependendo do ambiente em que você se encontra, o útero pode estar claro ou escuro.
O líquido amniótico que protege seu bebê está em quantidade suficiente para proteção contra choques e para que ele não se sinta apertado ou incomodado pelas contrações. Nosso pequeno príncipe pesa em torno de 1500 gramas agora. Mede cerca de 39 cm da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. Essas circunvoluções fornecem mais área e maximizam a disposição das células cerebrais.
Respiração rítmica e a temperatura corpórea são agora controladas pelo cérebro. Aquele lanugo inicial está desaparecendo, exceto nas costas e ombros. As pálpebras se abrem e fecham e as unhas dos pés estão crescendo. O cabelo já está presente. Agora a medula óssea já é responsável pela produção de sangue (tarefa que era realizada pelo fígado e baço anteriormente). A pele torna-se mais lisa e plana à medida que os depósitos gordurosos acumulam-se sob ela. O tecido gorduroso começa a formar “ilhas” de gordura e passa a ser uma fonte de energia.
A futura mamãe
A partir desta semana, como sua barriga já tem um tamanho considerável e seu corpo está mais pesado, aumenta o risco de varizes e edemas (inchaços) nos pés, mãos e rosto. Isso acontece porque há uma grande quantidade de sangue circulando pelas veias, e seu retorno ao coração nem sempre é fácil. Podem surgir também hemorroidas. Você pode estar sentindo as contrações de Braxton Hicks e apesar de seu bebê notá-las, não é afetado por elas. O aumento do peso do bebê pode tornar mais intensas as dores nas costas da mulher. Provavelmente seu médico vai solicitar alguns exames, como o de urina e o hemograma, entre outros.
Comece a organizar o Chá de Bebê para as próximas semanas!
<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Publicidade