Navegação por tópicos
Publicidade
O Bebê
Chegando agora na reta final, é muito comum ouvir dizer: “Olha, amanhã tem mudança de lua, acho que o bebê vai chegar nesse dia!”, mas será que a lua influencia de alguma forma o nascimento dos bebês? Aparentemente isso não passa de um mito, se você quiser saber mais sobre esse assunto veja nosso post sobre a influência da lua sobre o parto.
O bebê já é considerado “a termo”, ou seja, pronto para nascer, e de agora em diante o trabalho de parto pode iniciar a qualquer momento. Entretanto se você irá fazer uma cesárea, a melhor época para agendar é na semana que vem! Existem comprovações científicas de que o benefício é sensível para o bebê. E se você ainda não conhece as vantagens e desvantagens deste procedimento leia nosso post sobre a cesárea!
O bebê está ganhando cerca de 30 gramas por dia agora. Seus intestinos estão acumulando grande quantidade de mecônio (as primeiras excretas do bebê). A circunferência da cabeça e a do abdome têm agora o mesmo tamanho. O peso está acima dos 3 quilos e o tamanho próximo de 50 cm.
Os movimentos fetais podem estar um pouco diminuídos uma vez que não há mais muito espaço dentro do seu útero para o bebê se movimentar. Você lembra que o bebê já iniciou seus movimentos bem cedo, lá com 7 ou 8 semanas. Entretanto você só sentiu o bebê se movimentar por volta da vigésima semana? Pois é agora está realmente apertado e ele vai mexer menos, não se assuste.
A futura mamãe
Nesta semana, é provável que você comece a sentir leves estímulos elétricos nas pernas e na vagina. Isto é causado em razão do toque que o bebê dá em seus nervos enquanto penetra na bacia. O peso do bebê, placenta e líquido amniótico podem provocar bastante cansaço…. algumas dicas podem ajudar a diminuir o cansaço no terceiro trimestre.
As falsas contrações de parto são muito irregulares mas podem ser muito dolorosas. Essas dores podem ser sentidas em várias partes do seu corpo (costas, baixo ventre e bacia). As verdadeiras contrações de parto começam no fundo do útero e se espalham para baixo por todo o útero, região lombar e pelve. O verdadeiro trabalho de parto torna-se mais forte e doloroso à medida que progride e não é aliviado por mudanças de posição. Eventualmente a futura mamãe poderá se queixar de dores no umbigo.
É bom que você saiba, que 98% das mulheres não dão à luz na data prevista, ou seja, o bebê poderá nascer 2 semanas antes ou depois dela. Portanto, fique alerta às contrações (a repetição delas em intervalos cada vez menores – de 10 para 5, 3, 2 minutos, sem parar -, é o sinal derradeiro de que o pequenino vem vindo) e à ruptura de bolsa. Na dúvida, ligue para seu médico ou vá para o hospital, onde você poderá ser examinada para ver se está em trabalho de parto e se o bebê está bem.
Surge agora o medo de não dar conta de cuidar do bebê. Portanto, discuta explicitamente sobre o assunto com seu obstetra. Se você não quiser se abrir com seu médico, converse com seu marido ou parentes que têm filhos pequenos. Você vai se sentir bem melhor e aliviada.
<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Vídeo: Vida no Ventre – 33 a 38 semanas
Publicidade