Navegação por tópicos
Publicidade
O Bebê
O bebê mede cerca de 6 mm de comprimento no início desta semana (é o tamanho de um grão de arroz). A formação dos braços e pernas continua, embora os dedos das mãos e dos pés ainda não tenham se formado. As regiões da coxa, perna e pés podem ser distinguidas nos brotos dos membros inferiores.
O cérebro está crescendo, bem como, as lentes dos olhos, narinas, intestinos, pâncreas e brônquios (pulmões). O embrião mede cerca de 7 a 8 mm, apresenta batimentos cardíacos, feições humanas (olhos, nariz e orelhas); começa o desenvolvimento de cartilagens e músculos.
Há o estabelecimento de conexões nervosas entre a retina e o cérebro. O fígado já produz bile. O ureter, o tubo que conduz a urina dos rins para a bexiga, continua a se alongar. Começa a formação das gônadas (testículos ou ovários).
No final desta semana o embrião atinge 12 mm e apresenta o tubérculo genital, que originará os órgãos genitais externos (pênis e bolsa escrotal no homem; clitóris, grandes lábios e parte da vagina, na mulher).
A futura mamãe
Os sintomas de gravidez inicial podem se acalmar um pouco, porém há tendência à piora das náuseas, pois há aumento constante do beta-hCG (produzido pela futura placenta que também está em crescimento). Esse hormônio é um dos principais responsáveis pelo mal estar da grávida. Algumas dúvidas como saber se pode ter relações sexuais podem estar passando pela sua cabeça e idealmente você deve conversar sobre estas questões com o seu médico.
Você ainda não aparenta mas pode ter perdido ou ganhado algumas gramas, o que nessa fase é normal.
Dicas para as náuseas matinais: nunca deixe seu estômago completamente vazio ou muito cheio. O gengibre pode ajudar (o verdadeiro) na forma de chá, em pedaços ou em cápsulas. Limão também pode aliviar – limonada ou suco de limão fresco. Algumas pessoas submetem-se à acupuntura com bons resultados.
O futuro papai
Você tem um gato em casa? Cuidado!! As fezes do gato podem conter um parasita que causa a Toxoplasmose – uma infecção que pode atravessar a placenta e provocar danos no bebê. É você quem deve limpar a casinha do bichano. Outra forma de ajudá-la é evitar que ela coma carne mal passada ou crua. Lembre-se, quando for comer aquela “picanhinha” sangrante, não o faça na frente dela – é muita provocação.
<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Publicidade