Navegação por tópicos
Publicidade
O Bebê
O embrião mede cerca de 12-13 mm de comprimento no início desta semana. A cabeça do bebê ainda é desproporcional ao resto do corpo e seu rosto continua sendo formado: nessa fase ele já tem língua e narinas e a mandíbula está sendo fundida para dar forma à boca.
Durante essa semana, ocorre o maior desenvolvimento dos olhos e do ouvido interno. A maioria dos órgãos do bebê – rins, fígado, coração, cérebro – já está desenvolvida. As células ósseas começam a substituir as cartilagens e começam a ser formadas as articulações. Por incrível que pareça, os intestinos começam a se desenvolver dentro do cordão umbilical, e migrarão depois para o abdômen do seu bebê quando ele estiver bastante grande para acomodá-los. No final desta semana o bebê mede cerca de 19 mm e pesa em torno de 0,7 g.
Nesta fase é possível ver os primeiros movimentos do embrião. Apesar dos movimentos do embrião existirem nesta fase a mamãe ainda não é capaz de perceber estes movimentos. Os movimentos fetais serão percebidos pela mamãe apenas por volta de 20 semanas.
A futura mamãe
Você pode estar sentindo sua cintura se expandir. Se esta é a sua primeira gestação, ainda não aparece a barriga.
Você pode se sentir como uma adolescente: com acne e problemas de pele. Não se aborreça – a gravidez causa um aumento da oleosidade da pele, devido à produção dos hormônios placentários. Essas alterações desaparecem assim que passa o primeiro trimestre ou mesmo após o parto, quando os níveis hormonais abaixam. É provável que você se sinta mais cansada. O metabolismo aumenta até 25% e a freqüência cardíaca materna também sobe.
Enquanto algumas mulheres podem experimentar essas mudanças físicas e emocionais pela primeira vez durante a gravidez, é importante notar que para as adolescentes, essa experiência pode ser ainda mais intensa. A gravidez na adolescência ocorre em um momento em que o corpo e a mente já estão passando por muitas transformações. A adição de sintomas de gravidez, como cansaço, acne e mudanças de humor, pode intensificar as emoções e desafios dessa fase da vida. Assim, as adolescentes grávidas precisam de um apoio ainda mais reforçado, seja de profissionais de saúde, família, escola ou grupos de apoio específicos para ajudá-las a lidar com essas alterações.
Você sabia que a partir desta semana já é possível conhecer o sexo do seu bebê?
Pois é, existe um teste que identifica fragmentos do cromossomo Y no sangue materno, não é preciso mais esperar até a 14ª semana! Estamos falando da Sexagem Fetal, um teste que embora esteja sendo realizado desde 2003 aqui no Brasil, e ficando cada vez mais popular, ainda é desconhecido para a maioria das pessoas. Além dele existe o exame de urina e o ultrassom.
O futuro papai
Faça um esforço para ir á primeira consulta pré-natal. Torne-se um Pai envolvido com a gravidez. Faça perguntas ao médico dela e divida essa aventura, pois querendo ou não você também está grávido. Leve a mamãe para almoçar, tomar um lanche ou jantar fora após a consulta e discuta com ela alguns pontos sobre a sua gravidez.
<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Publicidade