Atualização clínica do COVID-19 na gravidez: um artigo de revisão

Os dados referentes à pandemia de COVID-19 estão evoluindo rapidamente, este é um artifo de revisão sobre a literatura da doença em gestantes.

Dr Rafael Bruns

Autor:

leitura 3min

atualização

Publicidade

Covid19 Gravidez
Gillian A Ryan , Nikhil C Purandare , Fionnuala M McAuliffe , Moshe Hod, Chittaranjan N Purandare

J Obstet Gynaecol Res. 2020 Jun 4. doi: 10.1111/jog.14321. Online ahead of print.

Resumo

Os dados referentes à pandemia de COVID-19 estão evoluindo rapidamente desde o primeiro caso confirmado em dezembro de 2019. Este artigo de revisão apresenta uma análise abrangente dos dados atuais em relação ao COVID-19 e seu efeito em mulheres grávidas, incluindo sintomas, doença gravidade e o risco de transmissão vertical.

Também revisamos o tratamento recomendado para mulheres grávidas com suspeita ou confirmação de COVID-19 e os vários agentes farmacológicos que estão sendo investigados e podem ter um papel no tratamento desta doença. Atualmente, não parece que as mulheres grávidas apresentem risco aumentado de infecção grave do que a população em geral, embora existam grupos vulneráveis ​​nas populações gestante e não gestante, e os médicos devem conhecer esses grupos de alto risco e gerenciá-los de acordo.

Aproximadamente 85% das mulheres experimentam doenças leves, 10% mais graves e 5% doenças críticas. Os sintomas mais comuns relatados são febre, tosse, falta de ar e diarréia. Nem o parto vaginal nem a cesariana conferem riscos adicionais, e há um risco mínimo de transmissão vertical para o recém-nascido em qualquer um dos modos de parto. Reconhecemos que o verdadeiro efeito do vírus na morbimortalidade materna e fetal só será evidente ao longo do tempo. Também discutimos o impacto que o isolamento social pode ter na saúde mental e no bem-estar de pacientes e colegas e, como clínicos, devemos estar atentos a isso e oferecer apoio conforme necessário.

Artigo Original: Clinical Update on COVID-19 in Pregnancy: A Review Article 

Categorias: Artigos, Médicos
Visualizações: 3234

Publicidade