Calcular IMC e Calculadora de Peso Ideal

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida que usa sua altura e peso para saber se seu peso é saudável. O IMC leva em consideração as variações naturais na forma do corpo, dando uma faixa de peso saudável para uma determinada altura. Entretanto, para dizer se você é saudável os profissionais de saúde não utilizam exclusivamente o seu IMC. Em caso de dúvida consulte o seu médico.

CM
KG

Como Calcular IMC?

O índice de massa corporal (IMC) ou índice de massa corpórea é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros). Este é o índice recomendado pela OMS para avaliar o estado nutricional do indivíduo.

Fórmula para Calcular IMC

Fórmula utilizada para calcular o IMC: divide-se o peso em quilos pela altura ao quadrado (em metros).

Calcular IMC requer apenas altura e peso, o índice de massa corporal é uma ferramenta fácil e barata! Por exemplo, um adulto que pesa 70 kg e cuja altura é 1,75 m terá um IMC de 22,9.

O que significa o Índice de Massa Corporal e como é classificado?

Ele é uma maneira padronizada internacionalmente para determinar se um indivíduo esta com seu peso adequado ou se ele é obeso. Calcular IMC é o método utilizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em estudos epidemiológicos. Entretanto apresenta pouca fidedignidade, pois o mesmo não difere a massa magra da massa gorda. Isso pode ser observado em um atleta com grande quantidade de massa magra que ao calcular IMC mostrará um resultado acima do desejável, por conta da massa muscular e não do excesso de gordura. Por isso, determinar o seu peso ideal vai muito além do que calcular IMC que você deveria estar. Nem sempre estar acima do peso é um sinal de problema.

Para determinar se o seu índice é um risco à saúde, um profissional de saúde realiza avaliações adicionais além de calcular IMC. Essas avaliações incluem medidas de espessura de dobras cutâneas, estimativa da massa muscular, medida da circunferência abdominal, avaliações de dieta, atividade física e história familiar. Esse conjunto é muito mais preciso para avaliar o seu estado nutricional do que apenas calcular o IMC.

A circunferência abdominal

A circunferência abdominal é outra medida fácil e simples de ser realizada. É uma maneira de avaliar a distribuição da gordura visceral. Isto é, utiliza-se a circunferência abdominal para estimar a quantidade de gordura presente na região abdominal.

O risco para doenças cardíacas está aumentado quando a medida da circunferência abdominal é maior ou igual a 94 cm em homens ou 80 cm em mulheres.

Para adultos de 20 anos ou mais, após calcular IMC a interpretação é feita usando categorias de status de peso padrão. Essas categorias são iguais para homens e mulheres de todos os tipos de corpo e idades. Portanto não existe um IMC masculino e um IMC feminino. O resultado e interpretação após calcular IMC é o mesmo para homens e mulheres. A recomendação da OMS para classificação do estado nutricional é a seguinte:

Classificação do IMC segundo OMS

Gráfico ilustrando as diferentes classes de IMC segundo a OMS.

Qual é o resultado ideal?

Para a maioria dos adultos, um IMC ideal está na faixa de 18,6 a 24,9. Portanto o peso ideal é uma variável bastante ampla do calculo IMC. Para crianças e jovens de 2 a 18 anos, a calculadora de IMC não deve ser utilizada. Isso se deve ao fato de que o cálculo IMC leva em consideração idade e sexo além da altura e peso. Em gestantes os valores de referência mudam conforme a idade gestacional da paciente. A alimentação durante a gestação e amamentação deve ser balanceada para garantir a gestante suas necessidades nutricionais.

Tabela IMC de Classificação do IMC segundo a OMS

IMCClassificação
< 16Magreza Grau III
16,0 a 16,9Magreza Grau II
17,0 a 18,4Magreza Grau I
18,5 a 24,9Adequado
25,0 a 29,9Pré-Obeso
30,0 a 34,9Obesidade Grau I
35,0 a 39,9Obesidade Grau II
>= 40Obesidade Grau III

O IMC pode ser usado em Gestantes?

Sim, o IMC também pode ser utilizado para avaliação do estado nutricional de gestantes, identificando as com baixo peso e aquelas acima do peso recomendado. Entretanto a maneira de interpretar o IMC difere um pouco da tabela acima pois a interpretação depende da idade gestacional. Ou seja, os limites (sobrepeso, obesidade, etc) são um pouco diferentes pois o ponto de corte é um com 15 semanas e outro diferente com 36 semanas, por exemplo.

Portanto é um pouco mais complexo de guardar os pontos de corte do IMC para gestantes pois a tabela é muito maior. Pra facilitar a sua vida criamos uma página dedicada ao IMC de Gestantes. Nela você poderá calcular o seu IMC de acordo com a idade gestacional facilmente. Também existe a funcionalidade de plotar um gráfico para saber direitinho aonde está o seu peso atual.

O que quer dizer sobrepeso?

O termo Sobrepeso é geralmente usado para indicar que está acima do peso enquanto Obeso se refere a excesso de gordura e nesse aspecto o calculo do IMC pode contribuir bastante. Estar com sobrepeso quer dizer ter mais peso do que é considerado o peso normal ou saudável para a idade ou tamanho. Por outro lado, Obesidade é a condição de ser obeso, por exemplo, quantidade de gordura em excesso no corpo e por isso o peso do indivíduo está acima da faixa de peso normal. Apesar de uma pessoa com sobrepeso carregar excesso de peso, ela pode ter ou não acúmulo excessivo de gordura. Entretanto estará sempre acima do peso ideal.

Como saber se uma pessoa está obesa?

Basta calcular o IMC para verificar se a pessoa está acima do peso recomendado. Entretanto, apesar do IMC acima de 30 ser considerado obesidade, é sempre importante consultar o seu médico pois em alguns casos este índice pode não ser uma medida confiável para avaliar sua saúde nutricional e se você está acima do peso normal para você. Não basta calcular IMC. Por exemplo, o músculo é muito mais denso que a gordura, então pessoas muito musculosas como atletas, podem ter um peso saudável embora o seu índice seja classificado como obeso.

Da mesma forma, alguns grupos étnicos como asiáticos podem ter maior risco de problemas de saúde mesmo com o IMC abaixo de 25. Por isso a avaliação médica sempre é imprescindível antes de concluir que você não está no seu peso normal. Você pode usar a calculadora IMC para ter uma idéia inicial, mas a avaliação definitiva deve ser feita por um profissional de saúde.

A obesidade é uma doença crônica que resulta da ingestão de mais calorias do que as calorias queimadas por exercícios físicos e atividades diárias normais. O sintoma principal é o excesso de gordura corporal, o que aumenta o risco de problemas de saúde graves. Por isso o cálculo IMC é utilizado em muitos trabalhos científicos para identificar os indivíduos com peso normal ou alterado.

O risco de Síndrome Metabólica

Valores altos de IMC estão correlacionados ainda com a Síndrome Metabólica. O termo síndrome metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão, derrames e alterações no metabolismo do açúcar.

Por isso nossa calculadora IMC também é capaz de calcular peso ideal! Assim você não precisa olhar a tabela IMC ou a tabela de peso e altura para saber se seu peso está adequado. Lembre-se que manter um peso adequado é importante para a sua saúde!

Quais os riscos da obesidade?

OBESIDADE GRAU 1: O risco de desenvolver diabetes, para quem está nesta faixa de peso, é de 20%, e o de hipertensão ultrapassa 25%. Há risco maior de outras doenças cardiovasculares, articulares, distúrbios psiquiátricos, apneia do sono e até certos tipos de câncer. É importante rever seus hábitos alimentares, iniciar atividade física regular. Apesar de estar acima do peso você tem uma boa chance de ter uma vida saudável ao fazer pequenas modificações no seu estilo de vida.

OBESIDADE GRAU 2: O risco calculado de desenvolver diabetes chega a 40%, e a chance de surgirem doenças associadas à obesidade, como reumatismos, câncer, apneia do sono, hipertensão e outros problemas cardiovasculares pode chegar a 50%.

OBESIDADE GRAU 3: Se este é o resultado, o risco de desenvolver doenças associadas ao excesso de peso, como a síndrome metabólica, reumatismos, câncer, apneia do sono, hipertensão e outros problemas cardiovasculares chega a até 90%. Nesse estágio, a cirurgia de redução do estômago pode ser indicada. Procure orientação médica imediatamente.

Quais os riscos de estar abaixo do peso?

Os casos de IMC abaixo do peso costumam estar associados com uma má alimentação também. Eventualmente os pacientes podem apresentar até distúrbios alimentares, como por exemplo a bulimia. É importante notar que a privação de nutrientes e o baixo peso também causam impactos no organismo. Os pacientes com IMC abaixo do peso costumam apresentar sintomas como a fraqueza, a falta de concentração, esquecimento, queda de cabelo, pele seca, unhas e cabelos quebradiços, amenorréia (falta de menstruação) e até a infertilidade. É importante informar que pessoas que fazem longos períodos de jejum ou realizam restrições alimentares severas podem ficar desnutridas, prejudicando a sua saúde. Algumas dicas importantes para quem indetificou que precisa ganhar peso com saúde após usar a calculadora de IMC:

  1. Comer várias vezes ao dia, em intervalos de 3 em 3 horas;
  2. Em cada refeição incluir proteínas (carne, frango, peixe, ovos, queijos e iogurtes);
  3. Consumir gorduras saudáveis, como as que encontramos nas castanhas e amendoim;
  4. Ingerir cerca de 2,5 litros de água por dia;
  5. Incluir ao menos 3 frutas diferentes na dieta diária;
  6. Realizar atividade física com regularidade (3 a 5 vezes por semana).

Seguindo estas regras simples você poderá atingir o peso normal para a sua altura de uma maneira bastante saudável.

Após calcular IMC descobri que fora do IMC ideal, o que devo fazer?

Se ao utilizar a calculadora de IMC você identificou que está fora do peso ideal, é importante conversar com o seu médico para que ele possa avaliar se realmente você precisa aumentar ou diminuir o seu peso. Apenas medir IMC não é suficiente. Caso você esteja com o peso muito baixo é importante um plano alimentar adequado para que ele aumente de maneira saudável. Quando se está abaixo do peso ideal deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em nutrientes e não necessariamente apenas calorias, para que o corpo tenha o necessário para se proteger de doenças.

Por outro lado, caso você precise perder peso um plano alimentar com restrição calórica é importante. Além disso praticar exercícios físicos com regularidade acelera o seu metabolismo e favorece a perda de peso, melhorando a sua saúde! Lembre-se que a Organização Mundial de Saúde recomenda que você mantenha seu IMC entre 18,5 e 24,9. Nunca exagere pois estar abaixo do peso ideal para sua altura também deve ser evitado, a magreza excessiva também é uma doença. Estar em boa forma, praticar exercícios físicos com regularidade e manter uma alimentação saudável são os segredos para manter um índice de massa corpórea adequado. 

Exercícios para melhorar o IMC

Afinal, de onde vem o Índice de Massa Corporal?

Calcular IMC é muito fácil, portanto, é a ferramenta mais comumente usada para correlacionar o risco de problemas de saúde com o peso em nível populacional. Foi desenvolvido por Adolphe Quetelet durante o século XIX. Durante a década de 1970 e com base especialmente nos dados e relatórios do estudo de sete países, os pesquisadores notaram que calcular IMC parecia representar bem o risco de problemas relacionados à adiposidade e excesso de peso.

Como qualquer outra medida, não é perfeita porque depende apenas da altura e do peso e não leva em consideração diferentes níveis de adiposidade com base na idade, nível de atividade física e sexo. Por isso, espera-se que o calculo IMC superestime a adiposidade em alguns casos e a subestime em outros.

Como calcular IMC rapidamente?

Se você estiver com uma calculadora simples não é tão difícil calcular IMC. Basta você dividir o seu peso pela altura duas vezes. Vamos ver um exemplo. Digamos que você tem altura de 1,70 m e pesa 65 Kg. Neste caso para calcular IMC você deverá dividir duas vezes 0 número 65 por 1,7. Ou seja, a primeira vez que você faz a divisão irá obter o número 38, 2 e dividindo novamente por 1,7 chega em 22,4. Esse resultado de 22,4 é o IMC de um indivíduo que tem 1,70 m e pesa 65 Kg! Se você não entendeu veja abaixo esse pequeno vídeo de como usar a calculadora do telefone para calcular IMC.

Outras maneiras de avaliar a gordura corporal

Além da calculadora de IMC que calcula este índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde existem outros índices. Por exemplo, o Índice de Adiposidade Corporal (IAC) pode ser calculado dividindo o valor da medida do quadril pela altura da pessoa. Depois, se multiplica o valor pela raiz quadrada da mesma altura. Do resultado, é só subtrair 18. Assim como se faz após calcular IMC, você vai olhar o que esse valor significa em uma tabela padrão para esse método.

Outra possibilidade, também utilizando apenas fita métrica, é medir a cintura. Divide-se essa medida pela medida do quadril. Daí, é só ver a tabela desse método pra obter o resultado. Chamamos esse método é de Índice Cintura Quadril (ICQ).

Gostou dessa calculadora? Se você é gestante vai adorar também a nossa calculadora de idade gestacional!

Disponível para: