Os resultados apresentados são baseados em artigos clínicos publicados, tratando-se apenas de uma expectativa e não possuem nenhuma garantia de resultado. Esta calculadora não se destina a ser usada como substituto de consulta médica, método diagnóstico, prevenção, monitoramento ou tratamento de qualquer condição ou problema de saúde. A Fetalmed, nem qualquer outra parte envolvida na preparação ou publicação deste site não se responsabiliza por quaisquer danos ou consequências advindas do uso deste material.
Referências:
1. Timmerman D, et al. Ultrasound Obstet Gynecol 2008;31:681-90.
2. Timmerman D, Van Calster B, et al. Am J Obstet Gynecol 2016;214:424-437.
3. SR Risk Calculator
As Regras Simples são um sistema de classificação pré-operatória para tumores ovarianos, consistindo em cinco características típicas de tumores benignos (características B) e cinco características típicas de tumores malignos (características M). As Regras Simples podem ser usadas para diagnosticar câncer de ovário em mulheres que têm pelo menos um tumor anexial persistente (ovariano, para-ovariano e tubário) e são consideradas como necessitando de cirurgia. Com base em qual das características B e M que se aplicam, os tumores são classificados como Benignos, Malignos ou Inconclusivos:
As Regras Simples foram desenvolvidas por médicos e estatísticos do grupo International Ovarian Tumor Analysis (IOTA), com base em dados clínicos e ultrassonográficos de 1.066 mulheres recrutadas em 9 centros em 5 países (Itália, Bélgica, Suécia, França e Reino Unido). Todos os pacientes incluíram cirurgia necessária conforme julgado por um clínico local. Todos os modelos de diagnóstico atuais para tumores anexiais (por exemplo, modelos IOTA, RMI, ROMA) foram criados para pacientes submetidos à cirurgia, ou seja, pacientes selecionados para conduta expectante foram excluídos ao criar o modelo.