a ferramenta abaixo ajuda a identificar se a paciente tem boas condições técnicas para obter imagens tridimensionais durante a gestação. O resultado oferecido não é uma garantia de que o exame irá produzir boas imagens. As imagens em 3D/4D boas dependem, além da condição técnica, da posição do bebê na hora do exame. Portanto não é possível predizer se o exame irá dar certo ou não.
Esta ferramenta foi desenvolvida para ajudar você a verificar se existem condições técnicas boas ou não para a realização de um exame de ultrassom obstétrico tridimensional (3D). Como as imagens dependem bastante da posição do bebê e da condição no momento do exame ela não é capaz de predizer definitivamente se será possível ou não obter imagens boas.
A ultrassonografia tridimensional representa um grande avanço em relação ao exame 2D, produzindo imagens mais fáceis de compreender e demonstrando com bastante detalhe a superfície fetal.
Entretanto para que a imagem fique boa, além de uma boa condição técnica é necessário que o feto esteja em uma posição favorável. Se o bebê estiver com as mãos sobre o rosto ou com o rosto virado para trás possivelmente não será possível obter imagens legais.
Recomendamos que tente fazer o ultrassom 3D entre 24 e 29 semanas de gestação. Para calcular a sua idade gestacional recomendamos que use nossa Calculadora de Idade Gestacional. Nela é possível ver em qual época será ideal marcar o seu exame de ultrassom 3D.
Antes de 24 semanas em geral o feto é muito magro e as imagens não são tão bonitas pois o bebê parece só “pele e osso”.
Por um outro lado, após 30 semanas o bebê já é bem grande e precisa ficar encolhido dentro do útero. Portanto nessa fase a chance do bebê estar com o rosto escondido é maior.
O valor do exame poderá variar de acordo com cada clínica e também varia de acordo com a cidade. Existem locais onde o exame é mais caro e outros onde é mais em conta. É necessário que você entre em contato com a clínica onde quer realizar o exame para verificar o valor.