Navegação por tópicos
Publicidade
O Pubmed é uma das ferramentas mais utilizadas para pesquisas de artigos médicos. Leia inicialmente o texto abaixo e depois você pode ver o Pubmed em ação na galeria de vídeos.
Certamente a melhor maneira de fazer um levantamento bibliográfico na Internet para fins científicos é utilizar a Medline. Medline é uma base de dados criada e mantida pela National Library of Medicine (NLM) (http://www.nlm.nih.gov/) onde são indexadas publicações referentes a medicina, enfermagem, odontologia, veterinária e cadeiras básicas (fisiologia, anatomia, bioquímica, etc). O Medline contém citações bibliográficas e resumos de artigos publicados em mais de 4000 revistas biomédicas dos Estados Unidos e outros 70 países. Assim sendo a base de dados contém mais de 10 milhões de referências bibliográficas desde 1966. A princípio a maioria dos artigos é em inglês ou tem o seu resumo em inglês. Portanto você terá que fazer a pesquisa em inglês.
Onde eu tenho que ir para fazer minha pesquisa gratuitamente?
Antes de tudo, atualmente existem diversos sites onde você pode pesquisar gratuitamente, neste tutorial utilizaremos o mecanismo de pesquisa oferecido pela NLM, o PubMed (http://www.pubmed.gov/). Escolhemos trabalhar com o PubMed pois além de indexar todas as revistas contidas no Medline, o PubMed também indexa outras bases de dados como o PreMEDLINE e HealthSTAR.
Antes de Iniciar a Pesquisa
De fato, mais importante do que saber como fazer uma pesquisa é saber fazer uma pesquisa que traga os resultados desejados. Por exemplo, se quisermos fazer uma pesquisa sobre gripe em idosos podemos pesquisar a palavra “flu” (gripe) e encontrar centenas de artigos, talvez o artigo que nos interesse seja o de número 325 e para chegar até lá teremos que ler o título de 324 artigos…. Muito mais efetivo seria pesquisar por “flu” + “elderly” que nos traria apenas artigos contendo ambas palavras-chave.
Definindo a estratégia de busca
Vamos supor que estamos interessados em estudar o efeito das vacinas para gripe em idosos. Dessa forma, o primeiro passo que deve ser seguido é dividir o objeto do estudo em conceitos e encontrar uma palavra-chave para cada conceito. Na pesquisa que estamos exemplificando “efeito das vacinas para gripe em idosos” podemos retirar 3 conceitos: vacinas, gripe e idosos. As palavras-chave correspondentes a cada tópico, neste caso, podem ser as mesmas: vacina, gripe e idosos. Quando a pesquisa possui mais de uma palavra-chave, estas devem ser agrupadas utilizando-se operadores Booleanos. Operadores Booleanos são operadores que matematicamente representam a idéia das expressões: E, OU e NÃO. Em síntese, em inglês são: AND, OR e NOT.
O PubMed
Em junho de 1997 o PubMed começou a oferecer acesso através da internet à base de dados Medline e outras bases de dados da NLM. Em suma, o Medline é uma compilação de citações bibliográficas. Colocando de forma mais simples, é uma lista enorme de artigos publicados em revistas – não os artigos na íntegra, mas apenas citações, ou seja, informações SOBRE o artigo. Em princípio, cada citação bibliográfica compreende um registro e cada registro consiste de campos que contém as informações que descrevem o artigo. Alguns desses campos são:
- Título do artigo
- Nome da revista em que o artigo foi publicado
- Data da publicação
- Autor(es) do artigo
Quando um artigo é enviado para inclusão no Medline ele passa por um processo de classificação onde termos descritivos são selecionados para cada campo. Isto é, na terminologia correta diríamos que o artigo é indexado. Logo depois da indexação, uma pesquisa na base de dados, utilizando os termos adequados, irá encontrar o artigo.
Galeria de Vídeos
Veja na galeria de vídeos abaixo uma demonstração de como usar cada uma das ferramentas descritas acima.
Publicidade