Navegação por tópicos
Publicidade
A descoberta da gravidez é um momento muito mágico e especial, mas também carregado de incertezas, especialmente na primeira gravidez. É comum ter aquela sensação de ‘e agora?’, e se preocupar em quais são os passos essenciais nessas primeiras semanas da gestação.
Porém, não é necessário se preocupar. É importante lembrar que gravidez não é doença. Portanto, mantendo alguns cuidados básicos, é possível continuar o seu cotidiano normalmente.
Confira algumas dicas conosco a seguir.
1 – Fazer os exames necessários
O primeiro passo ao descobrir que está grávida é encontrar um obstetra para acompanhar a sua gestação e dar início ao seu pré-natal. Na primeira consulta ele deve levantar seu histórico e pedir uma bateria de exames. É muito importante fazer todos que são solicitados.
São esses exames que irão garantir que a sua saúde está em dia. Caso o médico perceba qualquer anomalia, ele pode acompanhar a evolução e, se possível, receitar tratamentos que resolvam o problema.
2 – Cuidado com os químicos
Durante a gestação, o cordão umbilical é responsável por transmitir nutrientes para o bebê. Porém, se você consumir substâncias que possam ser prejudicais, elas também podem ser transmitidas pelo cordão, e causar problemas à saúde do seu filho antes mesmo de ele nascer.
Então, durante esse período, você tem que evitar substâncias tóxicas. Evite cremes dermatológicos fortes, tinturas de cabelo e, principalmente, cigarro, álcool e remédios fortes.
3 – Tome as vitaminas certas
É procedimento padrão que o médico recomende certas substâncias para garantir a nutrição do bebê. A mais fundamental delas é o ácido fólico, responsável pelo desenvolvimento do tubo neural do bebê. Em alguns casos o seu médico poderá também substituir o ácido fólico pelo metilfolato. Além dele, tem as vitaminas do complexo B e cálcio, que são essenciais para o crescimento do feto.
Porém, tenha em mente que nada disso deve ser tomado por conta própria. A automedicação nunca é uma boa ideia, mas isso é especialmente verdade durante a gravidez. Sempre consulte o seu médico.
4 – Cuide da alimentação
Assim como as vitaminas sintéticas, é muito importante ajustar a sua dieta para garantir a nutrição do bebê nesse primeiro trimestre da gravidez. Mesmo com as náuseas que são comuns nesse período, você precisa se esforçar para manter uma alimentação nutritiva e balanceada.
Evite a cafeína, as frituras e alimentos muito gordurosos. Dê preferência a carnes magras, peixes e, principalmente, acrescente muitas fibras na sua alimentação. Elas ajudam no funcionamento do intestino, que costuma ficar muito afetado durante a gravidez. Veja mais em nosso post sobre alimentação na gestação.
5 – Fazer a primeira ultrassonografia
A primeira ultrassonografia deve, idealmente, ser realizada entre a sexta e a oitava semana de gestação. Nesse momento, a prioridade do exame é identificar os batimentos cardíacos do embrião e a presença do saco gestacional, que protege o bebê no útero.
Além disso, esse ultrassom irá confirmar a idade gestacional, o que irá ajudar a estimar a data do parto. Também é possível identificar certos problemas sérios, como a gravidez ectópica. Portanto, não deixe de realizar esse exame importantíssimo!
Quer mais dicas para se cuidar durante a gestação? Então é só acessar essa barra aqui do lado e assinar a nossa newsletter. Você fica por dentro de todas as dicas e novidades!
Publicidade