Navegação por tópicos
Publicidade
Sentir dor no umbigo ou dor na virilha durante a gestação são sintomas muito comuns. Podem ocorrer em qualquer fase da gestação mas é mais comum quando o útero está um pouco maior. Ocorre principalmente devido às alterações no corpo para se adaptar ao crescimento do bebê.
O umbigo (como é conhecido popularmente) é tecnicamente uma cicatriz. Após o parto o cordão umbilical “perde a utilidade”, então ele é cortado e ligado. Com o tempo o coto do cordão fica ressecado e cai, deixando uma pequena cicatriz que chamamos de umbigo.
Assim como existem vasos sanguíneos no cordão na parte externa ao corpo, existem vasos sanguíneos que percorrem a parte interna do nosso corpo durante a nossa vida fetal. Quando nascemos e o cordão é cortado, esses vasos não “desaparecem”. Como eles não terão mais fluxo eles obliteram e se tornam ligamentos. A veia umbilical vira o ligamento falciforme enquanto as artérias umbilicais passam a ser os ligamentos umbilicais mediais. Existe ainda no cordão uma outra estrutura chamada alantóide que irá formar o ligamento umbilical mediano, ligando o topo da bexiga a cicatriz umbilical.
Por quê ocorre a dor no umbigo?
Durante a gestação o útero aumenta de tamanho (por isso seu obstetra mede o tamanho da barriga em cada consulta). Com o crescimento do útero durante a gestação estes ligamentos serão progressivamente estirados (alongados) e isso poderá causar dor em volta do umbigo. No entanto, essa dor não é constante, e aparece principalmente quando a mulher curva o corpo, faz esforço ou pressiona o local. Algumas pacientes poderão também se queixar de inchaço ou de sentirem “puxões” quando o bebê se movimenta.
Entretanto, se a dor surgir no final da gravidez, se espalhar pelo abdômen e for acompanhada de contrações uterinas, pode ser sinal de trabalho de parto, por isso é importante saber identificar quais os sinais do trabalho de parto e as contrações de treinamento.
Gostou deste post? Então leia também sobre 6 Dores que NÃO são normais na Gravidez – E o que fazer com elas!
Publicidade