Grávida pode tomar Acetilcisteina?

Acetilcisteina Acetilcisteina

Nome comercial

Fluimucil

Princípio ativo

Acetilcisteina

Fabricante

Zambon
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

A acetilcisteína é utilizada principalmente como mucolítico no tratamento de condições respiratórias que envolvem secreção excessiva de muco, como bronquite, pneumonia, enfisema pulmonar, fibrose cística e asma. Ela atua dissolvendo as secreções mucosas, facilitando sua eliminação. Também é usada no tratamento de intoxicação por paracetamol, atuando como um agente que protege o fígado de danos.

Risco fetal

Estudos em animais não demonstraram risco ao feto, e não há evidências de malformações em humanos associadas ao uso de acetilcisteína durante a gravidez. No entanto, seu uso deve ser feito com cautela e sob orientação médica.

Amamentação

Não há dados suficientes sobre a excreção de acetilcisteína no leite materno. Embora seja considerada segura para uso durante a amamentação, recomenda-se cautela, e o médico deve avaliar os riscos e benefícios.

Outros nomes comerciais

Mucomucil, Cetilplex, X-Fluimucil