Grávida pode tomar Bupropiona?

Bupropiona Bupropiona

Nome comercial

Zyban

Princípio ativo

Bupropiona

Fabricante

GlaxoSmithKline
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

A bupropiona é utilizada no tratamento da depressão maior e no auxílio à cessação do tabagismo. Como antidepressivo, ela age aumentando os níveis de dopamina e noradrenalina no cérebro, melhorando o humor e os sintomas depressivos. No contexto do tabagismo, a bupropiona reduz os sintomas de abstinência e o desejo de fumar. Também é usada no tratamento de transtorno afetivo sazonal e, em alguns casos, como adjuvante em outros transtornos psiquiátricos.

Risco fetal

Estudos em animais sugerem algum risco ao feto, mas não há estudos controlados suficientes em humanos. O uso de bupropiona durante a gravidez deve ser considerado apenas quando os benefícios superam os riscos potenciais, como no caso de pacientes que precisam de controle de depressão ou que estão em processo de cessação do tabagismo, sempre com acompanhamento médico.

Amamentação

A bupropiona é excretada no leite materno em pequenas quantidades. Embora seja geralmente considerada segura durante a amamentação, deve ser usada com cautela, pois existem relatos de possíveis efeitos adversos no lactente, como irritabilidade e ganho de peso reduzido. A decisão de continuar o tratamento durante a amamentação deve ser feita com o médico, levando em consideração os riscos e benefícios.

Outros nomes comerciais

Wellbutrin, Zetron, Bup (genérico)