Grávida pode tomar Captopril?

Captopril Captopril

Nome comercial

Captopril

Princípio ativo

Captopril

Fabricante

Vários
D

Categoria de risco

O fármaco demonstrou evidências positivas de risco fetal humano, no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem, eventualmente, justificar o risco, como, por exemplo, em casos de doenças graves ou que ameacem a vida, e para os quais não existem outros fármacos mais seguros.

Indicação

O Captopril é um inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) usado para tratar a hipertensão (pressão alta), insuficiência cardíaca congestiva, e para melhorar a sobrevida após um ataque cardíaco.

Risco fetal

O uso de inibidores da ECA, como o Captopril, durante o segundo e terceiro trimestres de gravidez é conhecido por causar danos e morte fetal, incluindo malformações congênitas, hipoplasia pulmonar, disfunção renal e oligoidrâmnio (baixo líquido amniótico). Devido a esses riscos, o uso de Captopril é geralmente contraindicado durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez.

Amamentação

O Captopril é excretado no leite materno, mas em quantidades pequenas. Embora geralmente seja considerado de baixo risco para o lactente, o uso de Captopril durante a amamentação deve ser feito com cautela, e os benefícios para a mãe devem ser cuidadosamente ponderados contra os potenciais riscos para o lactente.

Outros nomes comerciais