Grávida pode tomar Carbonato de lítio?

Carbonato de lítio Carbonato de lítio

Nome comercial

Carbolitium

Princípio ativo

Carbonato de lítio

Fabricante

Biolab
D

Categoria de risco

O fármaco demonstrou evidências positivas de risco fetal humano, no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem, eventualmente, justificar o risco, como, por exemplo, em casos de doenças graves ou que ameacem a vida, e para os quais não existem outros fármacos mais seguros.

Indicação

O lítio é utilizado principalmente no tratamento e prevenção de episódios maníacos, depressivos e mistos em pacientes com transtorno bipolar. Também pode ser indicado como adjuvante no tratamento de depressão resistente a outros medicamentos. O lítio age estabilizando o humor, prevenindo oscilações graves e prolongadas, especialmente os episódios maníacos, e possui efeito neuroprotetor em longo prazo.

Risco fetal

O lítio está associado a um aumento no risco de malformações cardíacas, principalmente a anomalia de Ebstein, quando usado no primeiro trimestre de gravidez. A decisão de usar lítio durante a gravidez deve ser cuidadosamente avaliada, considerando os benefícios do controle do transtorno bipolar e os potenciais riscos ao feto. Se o uso for necessário, o monitoramento fetal deve ser rigoroso, e ajustes na dose podem ser necessários devido a alterações na eliminação renal do lítio durante a gravidez.

Amamentação

O lítio é excretado no leite materno em quantidades significativas, e seu uso durante a amamentação não é recomendado devido ao risco de toxicidade no lactente, como letargia, hipotonia e problemas na tireoide. Se o lítio for absolutamente necessário, deve-se monitorar cuidadosamente o lactente e considerar alternativas à amamentação.

Outros nomes comerciais

Carbolithium, Plenur