Grávida pode tomar Dexametasona?

Dexametasona Dexametasona

Nome comercial

Decadron

Princípio ativo

Dexametasona

Fabricante

Aché
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

A dexametasona é indicada no tratamento de várias condições inflamatórias e autoimunes, como artrite reumatoide, asma, doenças de pele, alergias graves e doenças endócrinas. Também é usada para o tratamento de certas condições neoplásicas, edema cerebral e para a prevenção de náuseas e vômitos causados por quimioterapia. No contexto obstétrico, é utilizada para acelerar a maturação pulmonar em fetos de risco de parto prematuro.

Risco fetal

Estudos em animais mostraram risco para o feto, mas os benefícios podem justificar o uso em mulheres grávidas. No caso específico de risco de parto prematuro, a dexametasona pode ser utilizada para promover a maturação pulmonar fetal. O uso prolongado ou em doses elevadas pode aumentar o risco de retardo do crescimento intrauterino.

Amamentação

A dexametasona é excretada no leite materno, e o uso prolongado pode afetar o crescimento e o desenvolvimento do lactente. Recomenda-se cautela ao usar dexametasona durante a amamentação, especialmente em doses altas ou por períodos prolongados.

Outros nomes comerciais

Maxidex, Cortisonal, Dexason