Grávida pode tomar Diclofenaco Potássico?

Diclofenaco Potássico Diclofenaco Potássico

Nome comercial

Cataflam

Princípio ativo

Diclofenaco Potássico

Fabricante

Novartis
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

O diclofenaco potássico tem as mesmas indicações que o diclofenaco sódico, mas é preferido em situações que requerem um início mais rápido de ação, como em casos de dor aguda e intensa, como dor de cabeça, enxaqueca, dor de dente, dores musculares e cólicas menstruais. Atua rapidamente no alívio da dor e inflamação por também inibir as prostaglandinas.

Risco fetal

Como no diclofenaco sódico, o uso do diclofenaco potássico deve ser evitado no terceiro trimestre de gravidez devido ao risco de fechamento prematuro do ducto arterioso e outras complicações. No primeiro e segundo trimestres, pode ser usado sob orientação médica. Categoria de risco na gravidez: B (primeiro e segundo trimestres) / D (terceiro trimestre).

Amamentação

O diclofenaco potássico é excretado no leite materno em pequenas quantidades. Assim como no caso do diclofenaco sódico, seu uso durante a amamentação deve ser cauteloso, e a mãe deve monitorar o lactente para qualquer reação adversa. Geralmente considerado seguro para uso de curto prazo.

Outros nomes comerciais

Flotac, Unidiclo