Grávida pode tomar Esomeprazol?

Esomeprazol Esomeprazol

Nome comercial

Nexium

Princípio ativo

Esomeprazol

Fabricante

AstraZeneca
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

O Esomeprazol é um inibidor da bomba de prótons (IBP) usado para tratar condições associadas ao excesso de ácido no estômago, como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), úlceras gástricas e duodenais, e esofagite erosiva. Também é usado para prevenir e tratar lesões gástricas induzidas por anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e para a erradicação do Helicobacter pylori em combinação com antibióticos.

Risco fetal

Não há evidências significativas de que o uso de Esomeprazol durante a gravidez esteja associado a um aumento no risco de malformações congênitas. No entanto, como com qualquer medicamento, é recomendado que seu uso durante a gravidez seja cuidadosamente considerado e limitado a situações em que os benefícios superem os riscos potenciais.

Amamentação

O Esomeprazol é excretado no leite materno, mas em quantidades muito pequenas. Embora geralmente seja considerado seguro para uso durante a amamentação, é aconselhável monitorar o lactente para quaisquer sinais de efeitos adversos.

Outros nomes comerciais

Ranbaxy, Esio, Esmog, Gaeso, Esop, Esomex