Grávida pode tomar Fenozopiridina?

Fenozopiridina Fenozopiridina

Nome comercial

Pyridium

Princípio ativo

Fenozopiridina

Fabricante

Ache
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

A fenazopiridina é utilizada para aliviar a dor, ardência, urgência e desconforto causados por irritações no trato urinário, como cistite, infecções urinárias, lesões ou procedimentos cirúrgicos. Atua como um analgésico local para o revestimento do trato urinário, mas não tem efeito antibacteriano e, portanto, deve ser usada em combinação com um antibiótico para tratar a infecção subjacente.

Risco fetal

Não há estudos adequados em mulheres grávidas, mas os estudos em animais não demonstraram risco para o feto. A fenazopiridina deve ser usada durante a gravidez apenas sob orientação médica, quando os benefícios justificarem o risco potencial.

Amamentação

Não há dados específicos sobre a excreção de fenazopiridina no leite materno, mas seu uso durante a amamentação não é recomendado sem avaliação médica, pois pode causar efeitos adversos no lactente, como alteração na coloração da urina, fezes ou pele.

Outros nomes comerciais

Uro Pyrin, Fenopiridina (genérico)