Grávida pode tomar Fluoxetina?

Fluoxetina Fluoxetina

Nome comercial

Prozac

Princípio ativo

Fluoxetina

Fabricante

Eli Lilly
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

A Fluoxetina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS) usado no tratamento da depressão maior, transtorno obsessivo-compulsivo, bulimia nervosa, transtorno de pânico e transtorno disfórico pré-menstrual. Na gravidez, a Fluoxetina pode ser prescrita para mulheres com depressão ou ansiedade, quando os benefícios superam os riscos potenciais.

Risco fetal

Alguns estudos sugeriram um possível aumento no risco de defeitos cardíacos congênitos com o uso de ISRS, incluindo a Fluoxetina, especialmente quando usados no primeiro trimestre. Há também preocupações sobre possíveis efeitos adversos no final da gravidez, como hipertensão pulmonar persistente do recém-nascido (HPPN) e sintomas de abstinência neonatal. No entanto, os benefícios potenciais podem justificar o uso do medicamento em mulheres grávidas, apesar dos riscos potenciais.

Amamentação

A Fluoxetina é excretada no leite materno, e há relatos de efeitos adversos em lactentes, como irritabilidade, dificuldades para dormir e problemas alimentares. A decisão de continuar a amamentação enquanto toma Fluoxetina deve ser tomada após uma cuidadosa consideração dos benefícios da amamentação para o bebê e do tratamento para a mãe.

Outros nomes comerciais

Daforin; Deprax; Depress; Eufor; Fluox; Fluxene; Nortec; Psiquial; Verotina