Grávida pode tomar Glifage?

Glifage Glifage

Nome comercial

Glifage

Princípio ativo

Cloridrato de Metformina

Fabricante

Merck
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

O Glifage (Metformina) é um medicamento antidiabético utilizado principalmente no tratamento do diabetes tipo 2. Na gravidez, tem sido usada para o manejo do diabetes gestacional, que é uma forma de diabetes que ocorre durante a gravidez. Além disso, a Metformina é frequentemente usada no tratamento da síndrome dos ovários policísticos (SOP), uma condição que pode afetar a fertilidade feminina. Em mulheres com SOP que estão tentando engravidar, a Metformina pode ser usada para melhorar a ovulação.

Risco fetal

Estudos até o momento não mostraram um aumento significativo no risco de malformações congênitas associadas ao uso de Glifage (Metformina) durante a gravidez. Alguns estudos sugerem que o Glifage (Metformina) pode ser mais segura em relação ao risco de malformações do que outros antidiabéticos.

Amamentação

O Glifage. (Metformina) é excretado no leite materno em pequenas quantidades. No entanto, devido ao seu perfil de segurança e baixa absorção pelo lactente, é geralmente considerada segura durante a amamentação. Monitoramento do lactente para quaisquer efeitos adversos é recomendado.

Outros nomes comerciais