Grávida pode tomar Hidroclorotiazida?

Hidroclorotiazida Hidroclorotiazida

Nome comercial

Hidroclorotiazida

Princípio ativo

Hidroclorotiazida

Fabricante

Vários
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

A Hidroclorotiazida é um diurético tiazídico usado principalmente para tratar a hipertensão (pressão alta) e edema (inchaço) associado a condições como insuficiência cardíaca congestiva, doença renal crônica e cirrose hepática.

Risco fetal

Não há evidências significativas de que o uso de Hidroclorotiazida durante a gravidez esteja associado a um aumento no risco de malformações congênitas. No entanto, diuréticos tiazídicos, incluindo a Hidroclorotiazida, podem reduzir o volume de plasma materno e o fluxo sanguíneo uteroplacentário, o que potencialmente pode afetar o desenvolvimento fetal.

Amamentação

A Hidroclorotiazida é excretada no leite materno. Embora as quantidades sejam pequenas e geralmente não sejam consideradas prejudiciais ao lactente, o uso de Hidroclorotiazida durante a amamentação deve ser feito com cautela. É importante avaliar os benefícios para a mãe e os possíveis riscos para o lactente.

Outros nomes comerciais