Grávida pode tomar Hidrocortisona?

Hidrocortisona Hidrocortisona

Nome comercial

Hidrocortisona

Princípio ativo

Hidrocortisona

Fabricante

Vários fabricantes
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

A hidrocortisona é um corticosteroide utilizado para o tratamento de uma ampla gama de condições inflamatórias e alérgicas, como dermatites, eczema, psoríase, artrite, doenças autoimunes, colite ulcerativa, e condições respiratórias como asma grave. Também é usada no tratamento de insuficiência adrenal (doença de Addison), choque séptico e para alívio dos sintomas de inflamações nas articulações e nos músculos. Pode ser administrada por via tópica, oral, injetável ou intravenosa, dependendo da condição tratada.

Risco fetal

Estudos em animais mostraram que corticosteroides podem causar efeitos adversos ao feto, como malformações, mas os dados em humanos são limitados. O uso de hidrocortisona durante a gravidez deve ser avaliado pelo médico, sendo indicado apenas quando os benefícios superam os riscos potenciais para o feto. O uso prolongado ou em doses elevadas deve ser evitado.

Amamentação

A hidrocortisona é excretada no leite materno em pequenas quantidades. O uso tópico em áreas pequenas ou oral/injetável de curto prazo geralmente não representa risco significativo para o lactente. No entanto, em doses altas ou uso prolongado, pode haver risco de supressão adrenal no bebê. Nesses casos, o médico deve avaliar a relação risco-benefício do uso durante a amamentação.

Outros nomes comerciais

Cortef