Grávida pode tomar Lamotrigina?

Lamotrigina Lamotrigina

Nome comercial

Lamictal

Princípio ativo

Lamotrigina

Fabricante

GlaxoSmithKline
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

A lamotrigina é indicada para o tratamento de crises epilépticas em adultos e crianças, incluindo crises parciais, generalizadas e crises tônico-clônicas. Também é usada no tratamento da epilepsia associada à síndrome de Lennox-Gastaut. Além disso, a lamotrigina é eficaz no manejo do transtorno bipolar, ajudando a prevenir episódios depressivos. Ela age estabilizando as membranas neuronais e inibindo a liberação excessiva de neurotransmissores excitatórios no cérebro.

Risco fetal

Estudos em animais indicam que a lamotrigina pode representar um risco ao feto, mas há casos em que os benefícios para a mãe (como o controle de crises epilépticas) justificam seu uso. O uso durante a gravidez deve ser monitorado de perto, pois pode aumentar o risco de malformações, principalmente no primeiro trimestre. A dose do medicamento pode precisar ser ajustada devido a alterações no metabolismo da lamotrigina durante a gestação.

Amamentação

A lamotrigina é excretada no leite materno, mas estudos sugerem que o risco de efeitos adversos no lactente é baixo. No entanto, é importante monitorar o bebê quanto a sinais de sedação, sonolência excessiva ou erupções cutâneas. O uso durante a amamentação deve ser feito com cautela, sempre sob supervisão médica.

Outros nomes comerciais

Neurium, Lamitor