Grávida pode tomar Loperamida?

Loperamida Loperamida

Nome comercial

Loperamida

Princípio ativo

Cloridrato de Loperamida

Fabricante

Sandoz
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

A Loperamida é um medicamento antidiarreico usado para tratar a diarreia aguda e crônica. Funciona reduzindo o movimento dos intestinos, o que diminui o número de evacuações e torna as fezes menos aquosas.

Risco fetal

Não há evidências conclusivas de que o uso de Loperamida durante a gravidez esteja associado a um aumento significativo no risco de malformações congênitas. No entanto, devido à sua classificação como Categoria C e à falta de estudos controlados em humanos, seu uso durante a gravidez deve ser cuidadosamente considerado e geralmente é recomendado apenas quando os benefícios superam os riscos. Estudos em animais mostraram um efeito adverso sobre o feto e não há estudos adequados e bem controlados em humanos, mas os benefícios potenciais podem justificar o uso do medicamento em mulheres grávidas, apesar dos riscos potenciais.

Amamentação

A Loperamida é excretada no leite materno em pequenas quantidades. Embora seja improvável que cause efeitos adversos significativos no lactente, a cautela é aconselhada. O uso de Loperamida durante a amamentação deve ser avaliado cuidadosamente, considerando os benefícios para a mãe e os riscos potenciais para o lactente.

Outros nomes comerciais