Grávida pode tomar Metronidazol?

Metronidazol Metronidazol

Nome comercial

Flagyl

Princípio ativo

Metronidazol

Fabricante

Sanofi
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

O Metronidazol é um antibiótico e antiprotozoário usado para tratar uma variedade de infecções, incluindo infecções bacterianas anaeróbias, infecções por Trichomonas vaginalis, giardíase e amebíase. Também é usado no tratamento da doença inflamatória pélvica, abscessos intra-abdominais e infecções dentárias.

Risco fetal

Estudos iniciais sugeriram um possível aumento no risco de malformações congênitas com o uso de Metronidazol durante o primeiro trimestre da gravidez, mas estudos mais recentes e revisões sistemáticas não confirmaram esses riscos. Apesar disso, é comum que profissionais de saúde recomendem cautela no uso do Metronidazol durante o primeiro trimestre.

Amamentação

O Metronidazol é excretado no leite materno. Embora as quantidades sejam pequenas, recomenda-se cautela. Alguns protocolos sugerem evitar a amamentação por 12 a 24 horas após uma dose única de Metronidazol para minimizar a exposição do lactente. A decisão de usar Metronidazol durante a amamentação deve considerar a importância do medicamento para a mãe e os possíveis riscos para o lactente.

Outros nomes comerciais