Grávida pode tomar Nimesulida?

Nimesulida Nimesulida

Nome comercial

INFLALID

Princípio ativo

Nimesulida

Fabricante

LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
D

Categoria de risco

O fármaco demonstrou evidências positivas de risco fetal humano, no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem, eventualmente, justificar o risco, como, por exemplo, em casos de doenças graves ou que ameacem a vida, e para os quais não existem outros fármacos mais seguros.

Indicação

A nimesulida é um AINE usado para tratar a dor e a inflamação associadas a condições como osteoartrite, dor de dente, dismenorreia (dor menstrual) e outras condições inflamatórias.

Risco fetal

Como outros AINEs, o uso de nimesulida durante a gravidez, especialmente no terceiro trimestre, pode estar associado a riscos como fechamento prematuro do ducto arterioso fetal e possível toxicidade renal no feto. No primeiro e segundo trimestres, seu uso deve ser feito com cautela, pois pode haver riscos associados, embora menos claros do que no terceiro trimestre.

Amamentação

Não há dados suficientes sobre a excreção de nimesulida no leite materno ou seus efeitos no lactente. Devido à falta de informações e aos riscos potenciais conhecidos dos AINEs, recomenda-se cautela ou evitar o uso de nimesulida durante a amamentação.

Outros nomes comerciais