Grávida pode tomar Nortriptilina?

Nortriptilina Nortriptilina

Nome comercial

Pamelor

Princípio ativo

Cloridrato De Nortriptilina

Fabricante

Cellera Farma
D

Categoria de risco

O fármaco demonstrou evidências positivas de risco fetal humano, no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem, eventualmente, justificar o risco, como, por exemplo, em casos de doenças graves ou que ameacem a vida, e para os quais não existem outros fármacos mais seguros.

Indicação

Nortriptilina é um antidepressivo tricíclico usado no tratamento da depressão maior. Também pode ser usado para tratar condições como a dor crônica e algumas desordens de ansiedade.

Risco fetal

A exposição a antidepressivos tricíclicos no primeiro trimestre pode estar associada a um ligeiro aumento no risco de certas malformações congênitas. Além disso, o uso de Nortriptilina perto do final da gravidez tem sido associado a complicações neonatais, como síndrome de abstinência, dificuldades respiratórias e alimentares. A Nortriptilina é classificada como Categoria D pela FDA para uso na gravidez quando usada em altas doses ou perto do término da gravidez. Isso indica que há evidências positivas de risco humano fetal com base em dados de reações adversas de farmacovigilância ou estudos em humanos, mas os benefícios potenciais do uso em mulheres grávidas podem ser aceitáveis apesar dos riscos em situações graves ou que ameaçam a vida.

Amamentação

A Nortriptilina é excretada no leite materno, mas em quantidades geralmente pequenas. Embora seja considerada relativamente segura para uso durante a amamentação, é importante monitorar o lactente para quaisquer sinais de efeitos adversos, como sonolência ou irritabilidade.

Outros nomes comerciais