Grávida pode tomar Ondansetrona?

Ondansetrona Ondansetrona

Nome comercial

Vonau

Princípio ativo

Ondansetrona

Fabricante

Biolab Farmacêutica
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

A Ondansetrona é um antiemético usado para prevenir náuseas e vômitos causados por tratamentos de quimioterapia, radioterapia e após cirurgias. Na gravidez, pode ser usada para tratar náuseas e vômitos graves, incluindo a hiperemese gravídica, após a avaliação dos riscos e benefícios pelo médico.

Risco fetal

Estudos sobre o uso de Ondansetrona na gravidez forneceram resultados mistos, com alguns estudos sugerindo um potencial aumento no risco de certas malformações congênitas, enquanto outros não encontraram risco significativo. Devido a essas incertezas, o uso da Ondansetrona durante a gravidez deve ser cuidadosamente considerado e limitado a casos onde outros tratamentos não foram eficazes.

Amamentação

A Ondansetrona é excretada no leite materno em pequenas quantidades. Não há evidências suficientes para determinar os efeitos da Ondansetrona no lactente, portanto, seu uso durante a amamentação deve ser feito com cautela e sob orientação médica.

Outros nomes comerciais