Grávida pode tomar Pantelmin?

Pantelmin Pantelmin

Nome comercial

Pantelmin

Princípio ativo

Mebendazol

Fabricante

Janssen-Cilag
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

O mebendazol é indicado no tratamento de infecções causadas por vermes intestinais, como ascaridíase (lombriga), tricuríase (tricurídeos), enterobíase (oxiúros), ancilostomíase (amarelão), e teníase (tênias). Ele age inibindo a absorção de glicose pelos vermes, levando-os à morte e eliminação pelo organismo. Geralmente, é utilizado para tratar infecções únicas ou mistas de vermes.

Risco fetal

Estudos em animais mostraram risco para o feto, mas não há estudos controlados suficientes em humanos. O mebendazol deve ser evitado durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre, a menos que os benefícios superem os riscos potenciais. A decisão de usar o medicamento deve ser cuidadosamente considerada pelo médico.

Amamentação

Não se sabe se o mebendazol é excretado no leite materno, mas seu uso durante a amamentação deve ser feito com cautela. Embora o risco para o lactente seja considerado baixo, a orientação médica é necessária para avaliar a relação risco-benefício.

Outros nomes comerciais

Pantelmin, Vermol, Mebenix