Grávida pode tomar Paracetamol?

Paracetamol Paracetamol

Nome comercial

Tylenol

Princípio ativo

Paracetamol

Fabricante

Johnson & Johnson
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

O paracetamol é um analgésico e antipirético utilizado para aliviar a dor leve a moderada e reduzir a febre. É frequentemente usado para dores de cabeça, dores musculares, artrite, dor de dente, resfriados e febres.

Risco fetal

O paracetamol é geralmente considerado seguro durante a gravidez e é comumente usado como analgésico durante este período. Não há evidências consistentes que associem o uso de paracetamol na gravidez a um risco aumentado de malformações congênitas. No entanto, como com qualquer medicamento, deve ser usado apenas quando necessário e sob orientação médica.

Amamentação

O paracetamol é considerado seguro durante a amamentação. Ele é excretado no leite materno em pequenas quantidades, mas não há evidências de efeitos adversos no lactente. Contudo, é importante usar a menor dose eficaz e monitorar o lactente para qualquer sinal de efeito adverso.

Outros nomes comerciais

AMENIFLAC