Grávida pode tomar Plasil (Metoclopramida)?

Plasil (Metoclopramida) Plasil (Metoclopramida)

Nome comercial

Plasil

Princípio ativo

Metoclopramida

Fabricante

Sanofi Aventis
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

A Metoclopramida é um procinético gastrointestinal usado para tratar atraso na esvaziamento gástrico, refluxo gastroesofágico, náuseas e vômitos associados a quimioterapia, radioterapia, cirurgia e migrações.

Risco fetal

Não há evidências significativas de que o uso de Metoclopramida durante a gravidez esteja associado a um aumento no risco de malformações congênitas. No entanto, como com qualquer medicamento, é recomendado que seu uso durante a gravidez seja cuidadosamente considerado e limitado a situações em que os benefícios superem os riscos potenciais.

Amamentação

A Metoclopramida é excretada no leite materno, mas em pequenas quantidades. Embora geralmente seja considerada segura para uso durante a amamentação, é aconselhável monitorar o lactente para quaisquer sinais de efeitos adversos, como irritabilidade ou problemas alimentares.

Outros nomes comerciais

Plabel, Vomistop