Grávida pode tomar Prednisolona?

Prednisolona Prednisolona

Nome comercial

Predsim

Princípio ativo

Prednisolona

Fabricante

Sanofi
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

A prednisolona é utilizada no tratamento de diversas condições inflamatórias e autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus, asma grave, doenças alérgicas, doenças dermatológicas, inflamações oculares, colite ulcerativa, entre outras. Também é usada como parte de regimes terapêuticos em casos de doenças endócrinas e alguns tipos de câncer, além de ser indicada para o tratamento de crises agudas de doenças inflamatórias.

Risco fetal

Estudos em animais mostraram risco para o feto, mas o uso pode ser justificado em humanos quando os benefícios superam os riscos potenciais. O uso prolongado de corticosteroides durante a gravidez pode estar associado a um risco aumentado de crescimento intrauterino restrito e outras complicações fetais, como o desenvolvimento de fissura palatina, principalmente no primeiro trimestre.

Amamentação

A prednisolona é excretada no leite materno em pequenas quantidades. Embora seja geralmente considerada segura para uso durante a amamentação, doses altas ou o uso prolongado podem exigir a suspensão temporária da amamentação, especialmente para evitar efeitos adversos no lactente, como supressão adrenal ou problemas de crescimento. Recomenda-se cautela, e o médico deve avaliar o risco-benefício do uso.

Outros nomes comerciais

Predinis, Predlair, Predilon, Prednisolon (genérico)