Grávida pode tomar Ranitidina?

Ranitidina Ranitidina

Nome comercial

Antak

Princípio ativo

Ranitidina

Fabricante

GSK
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

A Ranitidina é um bloqueador dos receptores H2, utilizado para reduzir a produção de ácido no estômago. É frequentemente usada para tratar e prevenir úlceras estomacais e duodenais, refluxo gastroesofágico (DRGE) e condições onde o estômago produz muito ácido, como a síndrome de Zollinger-Ellison.

Risco fetal

Não há evidências significativas de que a Ranitidina aumente o risco de malformações congênitas quando usada durante a gravidez. Estudos indicam que é relativamente segura para uso durante a gravidez, mas, como sempre, deve ser usada sob orientação médica, especialmente considerando as necessidades individuais da paciente.

Amamentação

Ranitidina é excretada no leite materno, mas em quantidades geralmente consideradas pequenas e improváveis de causar efeitos adversos no lactente. Acredita-se que seja segura para uso durante a amamentação, mas, como com qualquer medicação, deve ser usada sob orientação médica, levando em conta os benefícios para a mãe e os potenciais riscos para o lactente.

Outros nomes comerciais

ANTIDIN • IQUEGO – RANITIDINA • LABEL • LABEL GOTAS • RANIDIN • ULCEROCIN • ULTIDIN