Grávida pode tomar Ticagrelor?

Ticagrelor Ticagrelor

Nome comercial

Alminda

Princípio ativo

Ticagrelor

Fabricante

ASTRAZENECA DO BRASIL LTDA
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

Ticagrelor é um agente antiplaquetário usado para reduzir o risco de eventos trombóticos, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, especialmente em pacientes com síndrome coronariana aguda. Em relação à gravidez, sua indicação seria limitada e específica, potencialmente considerada em situações onde o risco de eventos trombóticos é elevado e não pode ser adequadamente gerido com outras terapias mais estabelecidas e seguras.

Risco fetal

evido à falta de dados suficientes, não é possível determinar o risco exato de malformações congênitas associadas ao uso de Ticagrelor na gravidez. O medicamento deve ser usado durante a gravidez apenas se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto.

Amamentação

Não há informações suficientes sobre a excreção do Ticagrelor no leite materno ou sobre seus efeitos no lactente. Devido à falta de dados e ao potencial de efeitos adversos, o uso de Ticagrelor durante a amamentação deve ser feito com cautela, e a decisão de continuar a amamentar enquanto toma este medicamento deve ser tomada considerando os benefícios da amamentação para a criança e os benefícios do medicamento para a mãe.

Outros nomes comerciais

ALMINDA • ARTAG • BRILINTA • COALY • TIAG