Navegação por tópicos
Publicidade
A gravidez é um momento especial na vida de uma mulher, cheia de expectativas e preocupações em relação à saúde do bebê. Entretanto, a saúde da gestante também precisa de cuidados e atenção.
Uma reclamação muito frequente entre as gestantes, principalmente a partir do quinto mês de gravidez, é o formigamento e dormência nas mãos e pés que pode gerar muita insegurança.
O que causa a sensação de formigamento e dormência nas mãos e nos pés?
Em ambos os casos a causa costuma ser comum da gravidez, os inchaços e a retenção de líquidos que acabam comprimindo os nervos das mãos ou dos pés.
No caso da dormência e formigamento nas mãos o problema é conhecido como a Síndrome do Túnel do Carpo, que acontece quando o nervo mediano, que passa pelo pulso e base da mão, é comprimido. Também podem acontecer pequenos “choques” nas mãos, principalmente nos dedos.
O “carpo” é a estrutura óssea do punho, que conecta o antebraço à mão. Nessa estrutura passa o nervo mediano que é responsável pelo movimento de tato do polegar, do dedo médio e indicador.
O problema também pode ser resultado da má circulação sanguínea, mais uma vez causada pela compressão. Essa costuma ser a causa das sensações desagradáveis nos pés.
Mas é importante manter atenção aos sintomas e sempre procurar o médico caso a dormência e o formigamento sejam muito desconfortáveis ou se outros sintomas surgirem, principalmente se aparecem dores, vertigens e aumento de pressão sanguínea.
A preocupação é para o risco da pré-eclâmpsia, que acontece em cerca de 5% das gravidezes.
O que fazer para minimizar a dormência e o formigamento?
Quando a dormência e o formigamento são causados pelo inchaço e pela retenção de líquidos comum da gravidez, os sintomas desaparecem naturalmente após o parto.
Entretanto, como normalmente esses desconfortos surgem ainda no quinto ou sexto mês de gravidez, a gestante pode pedir orientações ao médico para minimizar o problema.
Em geral, as recomendações são as mesmas para quem sofre de retenção de líquidos fora da gravidez, como:
- Fazer repouso sempre que possível;
- Praticar exercícios leves e terapêuticos, evitando movimentos repetitivos;
- Reduzir a quantidade de sal na alimentação;
- Aumentar o consumo de água durante o dia;
- Manter as pernas e as mãos elevadas quando em repouso;
- Evitar dormir com as mãos embaixo do corpo;
- Fazer drenagem linfática;
Os sintomas desaparecem, em média, 10 dias após o parto, conforme o inchaço diminui. Se não acontecer é importante procurar o médico para verificar as causas e os possíveis tratamentos.
É possível prevenir?
Cuidar da alimentação desde o início da gestação é a melhor forma de prevenir a dormência e o formigamento nas mãos e nos pés. Comer alimentos saudáveis e funcionais, evitar o excesso de sal e ingerir bastante água são as dicas mais eficientes.
Além disso, é preciso também ter cuidado com os movimentos repetitivos na região do punho e com os esforços excessivos no dia a dia.
Gostou deste post? Aproveite para ler sobre as 6 dores que não são normais na gravidez!
Quer saber tudo sobre gravidez e se manter informada sobre as principais novidades para as futuras mamães? Assine a nossa newsletter e acompanhe os novos conteúdos do blog.
Publicidade