Navegação por tópicos
Publicidade
No mundo de hoje as viagens de avião são cada vez mais comuns. Assim, cada vez mais encontramos gestantes se perguntando se é seguro fazer viagens de avião. Em geral, viagens aéreas comerciais em cabines pressurizadas, são bastante seguras até a 36ª semana de gestação. Se você estiver em dúvida de qual semana de gestação você está, utilize nossa calculadora de idade gestacional.
Mesmo assim, é importante conversar com o seu obstetra antes de viajar de avião. Algumas situações, especialmente em gestações complicadas por outras doenças, podem ser agravadas pela viagem aérea e exigir cuidados de emergência. Viagens para grandes altitudes (acima de 3600 m), áreas com surtos de doenças ou locais que exijam vacinação para vírus podem ser desencorajadas por seu médico.
A duração do voo também deve ser levada em consideração. Em geral voos de curta duração são mais seguros do que voos com longa duração. Se o seu obstetra concordar com a viagem aérea considere programar ela para o segundo trimestre (aproximadamente entre 13 e 26 semanas). Nesta fase os riscos de emergências são menores. No primeiro trimestre a preocupação maior é com as ameaças de aborto e no terceiro trimestre com o trabalho de parto prematuro. Por isso também é que viagens mais curtas são mais seguras. Caso ocorra uma dessas complicações você chegará mais rapidamente ao aeroporto para ser atendida. Imagine começar a ter contrações no meio do oceano atlântico!
Se o seu profissional de saúde aprovar viagens aéreas e seus planos forem flexíveis, o melhor momento para voar pode ser durante o segundo trimestre. É quando os riscos de emergências comuns da gravidez são mais baixos.
Dicas para uma viagem de avião segura na gestação
- Converse com seu obstetra antes de uma viagem de avião. Lembre-se de questionar sobre os pontos abaixo:
- Meias de compressão – veja se existe necessidade de utilizar este tipo de meia no seu caso
- Medicação para náuseas – se você tem propensão para náuseas lembre-se de levar medicação no avião caso seja necessário
- Medicação para gases e diarréia – o aumento da altitude nos voos pode fazer com que o gás intestinal se expanda e cause desconforto. Evite comidas gasosas antes do seu voo. As viagens internacionais podem expô-la a bactérias que podem levar à diarréia. Pergunte sobre um remédio para diarréia.
- Cuidados de pré-natal – dependendo da duração da sua viagem será necessário fazer consultas de pré-natal ou exames. Verifique esta questão com seu obstetra, peça sugestões de nomes ou serviços para atendimento caso seja necessário.
- Vacina da Gripe – pergunte se é necessário você tomar a vacina da gripe ou alguma outra vacina antes da viagem.
- Verifique as regras da companhia aérea que você irá utilizar. As regras podem variar de acordo com a companhia e com o destino.
- Dieta pré-viagem: evite alimentos que produzem gases (feijão, couve, brócolis) e bebidas gaseificadas. Eles podem deixá-lo mais desconfortável no voo.
- Durante o voo mantenha o cinto afivelado abaixo da barriga.
- Beba bastante líquido durante a viagem e considere um assento no corredor (assim fica mais fácil para ir ao banheiro).
- Uma pequena caminhada pelo avião a cada 30 minutos é interessante para manter a circulação ativa. Movimente as pernas enquanto estiver sentada.
Publicidade