Navegação por tópicos
Publicidade
Será que o ginecologista consegue detectar gravidez no toque? Essa é uma pergunta que escutamos com certa frequência pois logo que atrasa a menstruação e a mulher procura o seu ginecologista é isso que ela quer saber!
Para entender como o seu médico faz o diagnóstico, vamos dividir o diagnóstico da gravidez três maneiras diferentes de fazer esse diagnóstico:
- Temos inicialmente o diagnóstico clínico: aquele que pode ser feito com base no exame físico realizado pelo ginecologista
- O laboratorial: aquele que é feito por um exame de laboratório (e aí temos de sangue ou urina)
- E por fim o diagnóstico ultrassonográfico: aquele feito pelo exame de imagem (ultrassom, ou também chamado de ecografia).
O diagnóstico clínico se baseia no exame médico. Portanto para responder a pergunta se o ginecologista pode diagnosticar a gravidez pelo toque é nele que vamos concentrar este post.
Neste caso, quando estudamos o diagnóstico clínico de gravidez, aprendemos que existem três tipos de sinais que podem ser observados. Esses sinais são divididos da seguinte maneira:
- Sinais de presunção: podem surgir em várias outras situações, sendo pouco específicos para utilizar como diagnóstico de gravidez;
- Sinais de probabilidade: são sinais e sintomas mais evidentes de gravidez, no entanto, sem caracterizá-la com certeza;
- Sinais de certeza: estes são bastante específicos e aí sim, a chance de ser gravidez é praticamente 100%!
O que o ginecologista consegue identificar gravidez no toque?
O toque vaginal é um passo importante do exame ginecológico. Nele o seu obstetra poderá avaliar alguns detalhes do seu colo uterino. Durante a gestação as principais características que são observadas são:
- A consistência do colo: se ele está mais endurecido ou mais amolecido;
- A dilatação cervical: se o orifício do colo está aberto e quão aberto ele está;
- Nas fases mais iniciais o útero poderá ter um formato um pouco diferente do habitual e isso pode ser percebido no toque;
- Se é possível sentir o bebê e qual parte do bebê está para baixo;
- Se o bebê está encaixado ou não.
Então, apesar de poder observar algumas alterações próprias da gravidez durante o exame vaginal, o ginecologista não pode dizer com certeza se você está grávida ou não pelo toque.
Apesar de poder causar algum desconforto geralmente o exame não causa dor. Portanto não há nenhum risco para uma gestação
Mesmo no exame de uma mulher não grávida o profissional de saúde poderá fazer um toque vaginal para avaliar o colo uterino. Em mulheres que não estão grávidas, além das características do colo observadas ao toque geralmente o ginecologista irá fazer também um exame especular.
No exame especular o médico poderá observar as características visuais do colo e verificar se existe algum corrimento. O exame especular também é necessário para que o exame preventivo seja realizado.
Quais são os principais sinais e sintomas de gravidez?
Sinais de presunção
Como comentamos anteriormente estes sinais e sintomas podem realmente indicar uma gravidez. Entretanto diversas outras condições podem gerar sinais e sintomas semelhantes. Então não é possível dizer que uma mulher está grávida com base neles. Entretanto, quando eles estiverem presentes podemos sim suspeitar de uma gravidez! Vamos ver estes sinais:
- Atraso menstrual (sinal mais precoce) chamado tecnicamente de amenorréia. Em em geral considera-se como indicando gravidez quando ele é superior a 10 dias. Isto sempre de acordo com o ciclo menstrual habitual da paciente. Se o ciclo é regular (com um intervalo constante entre as menstruações) esse sinal deve ser ainda mais valorizado;
- Náuseas principalmente no início da manhã, com intolerância a cheiros e alguns alimentos;
- Congestão mamária, caracterizada por mamas inchadas e doloridas com aumento da sensibilidade nos mamilos;
- Polaciúria, que é o aumento da quantidade de vezes que a mulher vai ao banheiro urinar em relação ao habitual, causada tanto pelo aumento da função renal tanto pelo aumento do volume uterino que comprime a bexiga;
Sinais de probabilidade
Os sinais e sintomas de probabilidade já são mais específicos de uma gestação. Neste caso estes sinais e sintomas devem ser observados e avaliados por um profissional de saúde. Vamos ver quais são eles?
- O sinal de Kluge: após a oitava semana a vulva e a vagina incham e tem a sua cor alterada por fora;
- Sinal de Jacquemier/Chadwick: apresenta uma coloração arroxeada da região externa da vagina (vulva) e meato urinário (saída da urina);
- Sinal de Osiander: durante o toque vaginal detecta-se presença de pulsação arterial nos fundos de saco laterais e posterior da vagina;
- Sinal de Hartman: sangramento vaginal em pequena quantidade que pode acontecer no momento da implantação da gestação no útero;
- Sinal de Hegar: amolecimento do istmo uterino (local estreito entre a porção do colo e o corpo uterino). Também pode ser visto depois da oitava semana de gestação pelo toque vaginal;
- Sinal de Goodell: amolecimento da textura do colo do útero e da vagina;
- Sinal de Piskacek: assimetria do útero durante o início da gestação. Ele ocorre pois o útero cresce inicialmente no local onde o embrião implantou-se;
- Sinal de Nobile-Budin: abaulamento do útero ao toque;
- Sinal de Hunter: escurecimento dos mamilos.
- Modificações cutâneas com presença de manchas escurecidas em algumas regiões;
- Aumento geral dos pelos no corpo (hipertricose)
- Alterações de pele como as estrias gravídicas;
- Rede de Haller: aparecimento de uma rede de veias visível sob a pele da mama;
- Tubérculos de Montgomery: as glândulas nas auréolas dos seios aumentam em número e tamanho, tornando-se salientes e visíveis.
Note que mesmo havendo alterações no toque vaginal, estas alterações são apenas sinais de probabilidade e portanto o ginecologista não pode detectar a gravidez no toque com certeza.
Sinais de certeza
Agora sim! Veja quando o seu ginecologista consegue realmente dizer, sem dúvidas, que você está grávida!
- Sinal de Puzos: movimento de empurrar o feto dentro do útero pelo toque vaginal.
- Quando os movimentos fetais ou o batimento cardíaco fetal é detectado!
O diagnóstico laboratorial é mais preciso que tentar diagnosticar gravidez no toque
Dosagem de gonadotrofina coriônica humana (hCG). Este é o teste de sangue, que é mais comumente utilizado e pode ser feito logo que a mulher teve o atraso menstrual.
Detecta-se este hormônio no sangue após 8 dias aproximadamente da fecundação, tendendo a dobrar a cada 2 dias nas primeiras semanas. Portanto muito mais cedo que qualquer outra alteração que possa sugerir gravidez no toque vaginal.
Diagnóstico Ultrassonográfico da Gestação também é mais precoce que o diagnóstico de gravidez no toque
Por mais incrível que possa parecer no ultrassom leva um pouco mais de tempo para podermos ver o bebê. Enquanto que o exame de sangue já consegue identificar a gravidez logo após a menstruação atrasar, o ultrassom leva cerca de 10 dias para que possamos definir tratar-se de uma gravidez. Portanto o ultrassom é mais preciso do que tentar diagnosticar a gravidez no toque vaginal.
A ultrassonografia transvaginal é mais precisa do que a abdominal. Por isso nos primeiros exames se dá preferência para o ultrassom tansvaginal. E não há problema algum em realizar este exame pois não irá fazer mal para o bebê.
Neste exame é possível determinar a idade gestacional pelo ultrassom. E ela é bem confiável! Se você está em dúvida sobre a sua idade gestacional você pode sempre utilizar a nossa calculadora de idade gestacional.
Publicidade