Rastreamento Sequencial para Síndrome de Down

O rastreamento sequêncial é realizado com base na presença de marcadores que alteram o risco relativo para a síndrome de Down.

Dr Rafael Bruns

Autor:

leitura 2min

atualização

Navegação por tópicos

Publicidade

O rastreamento sequencial é realizado com base na presença de marcadores que alteram o risco relativo para a síndrome de Down. Como a prevalência destes marcadores na população normal é diferente da prevalência em fetos com a síndrome de Down, podemos calcular o likelyhood ratio, que pode ser utilizado para calcular um novo risco corrigido para a paciente.

Veja a tabela abaixo com alguns marcadores e o likelyhood ratio correspondente:

Rastreamento Sequencial
* LR = likelihood ratio

A pieloectasia (ou dilatação da pelve renal) é um achado relativamente comum e é importante que se entenda que nem sempre isto estará relacionado com algum problema genético do bebê. Em verdade a maioria dos bebês com dilatação renal não terão absolutamente nada e isto irá sumir após o nascimento.

Veja também: Calculadora de Risco para Síndrome de Down.

Referência:

  1. Nyberg DA, Souter VL, El-Bastawissi A, Young S, Luthhardt F, Luthy DA. Isolated sonographic markers for detection of fetal Down syndrome in the second trimester of pregnancy. J Ultrasound Med. 2001 Oct;20(10):1053-63.
  2. Bromley B, Benacerraf BR. The Genetic Sonogram Scoring Index. Semin Perinatol. 2003 Apr;27(2):124-9.
Categorias: Lembretes, Médicos
Visualizações: 5196

Publicidade