Navegação por tópicos
Publicidade
A regra de Naegele é uma forma padronizada de calcular a data provável do parto (conhecida como DPP). Com base na data da última menstruação é uma maneira relativamente simples e que é bastante utilizada para estimar o dia em que se irá completar 40 semanas de gestação.
O que diz a regra de Naegele?
O texto original refere o seguinte:
Man rechnet von dem Tage an, wo die Frau ihre Reinigung zum letzten Male gehabt, 3 ganze Monate zurück und zählt dann 7 Tage hinzu; der so gefundene Tag ist alsdann derjenige, an welchem die Niederkunft zu erwarten ist. Hat eine Frau z. B. am 10ten Juni ihre Reinigung zum letzten Male gehabt, so zählt sie 3 ganze Monate zurück – also bis zum 10ten März –, rechnet dann 7 Tage hinzu, so findet sie den 17ten März, welches der Tag ist, an dem sie ihre Niederkunft zu erwarten hat
Entendeu? Não? Então vamos ajudar: você conta três meses pra trás na data da última menstruação e adiciona 7 dias, encontrando dessa forma a data provável do parto. Então se uma mulher teve a sua menstruação no dia 10 de junho, você conta 3 meses pra trás chegando em 10 de março e então soma 7 dias e o dia 17 de março se torna a data provável do parto.
Pra esclarecer um pouco mais vamos ver mais alguns exemplos:
Exemplo 1:
Data da Última Menstruação (DUM): 15/09/20
Data Provável do Parto (DPP): 22/06/21
Exemplo 2:
Data da Última Menstruação (DUM): 20/11/20
Data Provável do Parto (DPP): 27/09/21
Em algumas situações a regra pode ficar um pouco mais complexa e você teve ter um cuidado maior. Por exemplo, quando a menstruação ocorre nos 3 primeiros meses do ano você não consegue subtrair 3. Então você deve SOMAR 9 no mês. Nestes casos o ano permanece o mesmo.
Exemplo 3:
Data da Última Menstruação (DUM): 10/01/20
Data Provável do Parto (DPP): 17/10/20
Exemplo 4:
Data da última menstruação (DUM): 05/03/20
Data Provável do Parto (DPP): 12/12/20
Em algumas situações também precisaremos “virar” o mês. Nestes casos ao invés de subtrair 3 no mês, subtrai-se apenas 2. Nos primeiros meses do ano ao invés de somar 9, soma-se 10. Além disso deve-se lembrar que alguns meses tem 31 dias. Veja os exemplos abaixo:
Exemplo 5:
Data da Última Menstruação (DUM): 25/04/20
Data Provável do Parto (DPP): 02/02/21
Exemplo 6:
Data da Última Menstruação (DUM): 25/01/20
Data Provável do Parto (DPP): 01/11/20
A regra de Naegele funciona?
Sim, ela funciona razoavelmente bem. Hoje conceitualmente temos que a data provável do parto deve ser calculada somando-se 280 dias no primeiro dia da última menstruação. Isso fica muito fácil se tivermos um aplicativo para calcular a DPP, entretanto fazer isso manualmente é complicado e demorado. Por exemplo, você pode usar a nossa calculadora de idade gestacional para ver qual a sua data provável do parto.
Utilizando a regra de Naegele o resultado obtido é de aproximadamente 280 dias, variando alguns poucos dias para mais ou menos. Por isso em países aonde o acesso a tecnologia não é fácil a regra ainda pode ser bastante utilizada. Alguns obstetras mais antigos também a utilizam.
Quem criou a Regra de Naegle?
A regra para o cálculo da data provável do parto recebeu notoriedade após a sua publicação no livro de Franz Carl Naegele (1778-1851) publicado em 1812 Erfahrungen und Abhandlungen aus dem Gebiethe der Krankheiten des Weiblichen Geschlechtes. Nebst Grundzügen einer Methodenlehre der Geburtshüfe (Experiências e tratado no campo das doenças do sexo feminino. Além do básico de uma metodologia de obstetrícia).
Naegele foi um obstetra alemão que nasceu em 17 de julho de 1778 em Düsseldorf, Alemanha. Em 1806 ele se tornou professor e diretor da maternidade de Heidelberg. Seu livro foi publicado e reeditado diversas vezes.
Entretanto Naegele não inventou nem afirmou ter criado essa regra. Provavelmente quem criou a regra foi Hermann Boerhaave (1668-1738), professor de Botânica e Medicina da Universidade de Leyden. Entretanto essa informação não é simples de ser confirmada pois Boerhaave não permitiu durante a sua via a publicação das suas lições.
Referências
- T F Baskett, F Nagele. Naegele’s rule: a reappraisal. BJOG. 2000 Nov;107(11):1433-5.
- Loytved CA, Fleming V. Naegele’s rule revisited. Sex Reprod Healthc. 2016;8:100-101.
Publicidade