Navegação por tópicos
Publicidade
A gravidez é um período em que o corpo da futura mãe passa por várias mudanças, entre elas está o aparecimento das indesejadas varizes nas pernas. Espera-se que cerca de 70% das gestantes apresentem varizes.
Durante a gestação, é preciso que uma maior quantidade de sangue circule pelo organismo. Além disso, o útero gravídico comprime os vasos que trazem o sangue dos membros inferiores para o coração. Com isso, as veias se dilatam para suportar a demanda extra exigida. Assim, ocorre um aumento patológico do diâmetro dos vasos venosos.
A maior produção de hormônios como o estrogênio e a progesterona e o aumento do índice de massa corporal também contribuem na formação de varizes na gravidez.
As varizes causam dor e, muitas vezes, podem até comprometer o movimento de marcha, ademais, prejudicam a beleza das pernas e a vaidade feminina.
Está grávida e quer saber como evitar as varizes? Então, chegou ao lugar certo. Este artigo traz detalhes sobre métodos para prevenir as varizes na gestação. Anote as dicas e tenha uma gestação muito mais saudável.
O que são varizes na gestação
As varizes são veias dilatadas que surgem nas pernas e podem causar dores, incômodos, inchaços e complicações mais sérias como uma trombose, hemorragia e úlcera. Nos últimos três meses da gestação existe uma tendência natural ao aparecimento de varizes nos membros inferiores. Podem ser desde pequenos vasinhos dilatados até grandes veias varicosas.
A presença de varizes na gravidez é bastante comum em função de todas as alterações na circulação sanguínea. Durante a gestação espera-se um aumento do volume circulatório, o crescimento do útero também irá provocar a compressão da veia cava.
Além das varizes que aparecem nos membros inferiores, em algumas mulheres podem ocorrer dilatação de veias na vulva (parte externa da genitálias). Também não é incomum o aparecimento de hemorróida no terceiro trimestre da gestação. A hemorróida também pode ser considerada um tipo de variz pois são veias inchadas, inflamadas e doloridas localizadas na parte inferior do reto ou do ânus.
Prática de atividades físicas
Isso mesmo. As gestantes podem colocar o corpo em movimento numa atividade física, o que gera melhora na circulação do sangue e alívio de dores e inchaço. Portanto, ficar o tempo todo parada não é interessante na gravidez.
Os exercícios mais recomendados na prevenção às varizes são aqueles em que são feitos movimentos constantes sem, no entanto, realizar muita força com as pernas. A caminhada é uma excelente atividade física para gestantes.
Outras alternativas são corridas, bicicleta, natação, hidroginástica e danças. A musculação não está banida da rotina das grávidas, contudo, devem ser feitos exercícios com pouca carga e um número bem mais elevado de repetições.
Meias de compressão
Essas meias fazem uma pressão nas pernas e facilitam a circulação do sangue pelo organismo. Há diversos modelos atualmente, por isso, é importante que a escolha tenha orientação médica para que os resultados sejam os desejados.
Você sabe como as meias de compressão funcionam? Quando elas pressionam as pernas, o sangue é bombeado dos pés de volta ao coração, assim, atuam como uma bomba artificial que faz o sangue ir e vir pelo corpo.
Esse produto é indicado para vários quadros, porém, é especialmente favorável para gestantes, que por conta das modificações corporais do período, estão muito mais propensas a inchaço, dores e aparecimento de varizes nas pernas.
O momento de iniciar o uso de meias de compressão varia de mulher para mulher. Em geral elas são recomendadas quando os sintomas de inchaço das pernas e aparecimento de varizes começa na gestação. Isso habitualmente ocorre no segundo trimestre.
Levantar as pernas durante o repouso
Essa é uma estratégia simples e eficiente na prevenção a dilatação negativa das veias. Com a colocação das pernas para cima, o corpo é obrigado a enviar o sangue de volta para o coração e, assim, a circulação do sangue é facilitada.
A ação retira a alta concentração de sangue das veias dos membros inferiores, com isso, diminui o fluxo de sangue nas veias dessa região e impede a expansão excessiva dos vasos venosos, o que evita a formação das varizes.
Basta erguer um pouco os pés, cerca de 30 centímetros, para reduzir a concentração de líquido nas pernas. Caso esse desconforto ocorra quando não puder realizar esse procedimento, ficar em pé e caminhar já ajuda no inchaço.
Perigo das Varizes na Gestação
Em geral as varizes que aparecem durante a gestação não costumam causar grandes complicações. Sim, elas podem provocar um incômodo pelo aspecto mas habitualmente não irão trazer um problema para a gestante ou para o bebê.
Eventualmente elas podem provocar alguns problemas de menor complexidade como flebite (infecção), varicorragia (sangramento) ou úlceras (feridas). Em casos extremos poderão causar a formação de trombos (coágulos).
A formação de trombos é uma situação mais complexa que poderá comprometer a saúde da mamãe e do bebê. Especialmente se estes trombos se deslocarem e formarem o que é chamado de êmbolo. O êmbolo é um trombo que se desloca da veia, e geralmente ele se aloja nos vasos dos pulmões, condição chamada de embolia pulmonar.
Quem tem varizes pode ter parto normal?
Sim. Não há contra-indicação de parto normal para quem tem varizes. Seu médico poderá orientar o uso de meias de compressão para evitar que elas piorem. As meias compressivas pode ser utilizadas inclusive durante o trabalho de parto e logo após o parto.
É possível tratar as varizes durante a gestação?
O tratamento das varizes geralmente consiste em cirurgias para remoção da veia varicosa ou aplicação de espuma nos vasos afetados. Durante a gestação e a lactação estes tratamentos estão contra-indicados.
Entretanto logo após o fim do período de amamentação, se a mamãe desejar poderá consultar um cirurgião vascular para tratar as varizes.
Publicidade